O Município de Alandroal anunciou esta quinta-feira, que vai reforçar, no próximo ano lectivo de 2019-2020, o seu apoio à educação no concelho com a generalização da oferta de refeições a todos os alunos do ensino pré-escolar e 1º Ciclo.
De acordo com a informação que nos chegou, “o município pretende que desta forma mais crianças sejam envolvidas, desde muito novas, no programa de educação alimentar que virá a ser desenvolvido pela equipa da recém-criada Academia do Sucesso, que conta com uma nutricionista para esse fim, ao mesmo tempo que alivia as despesas que os pais com crianças nestes níveis de ensino têm que suportar.”
A Autarquia acrescenta ainda que “os recursos financeiros para esta medida serão cobertos quase na totalidade pela verba que o município já reservava para a oferta de manuais escolares que agora passam a ser disponibilizados de forma gratuita pelo Governo.”
O presidente da autarquia alandroalense, João Grilo, refere que esta medida “é mais um contributo da autarquia para a persecução dos objetivos da gratuitidade e universalidade do acesso à educação expressos na Constituição da República Portuguesa e é também o retomar de uma medida que já tinha vigorado no concelho no mandato 2009-2013, foi depois interrompida, mas que faz cada vez mais sentido se quisermos encarar a educação como um todo envolvendo todas as dimensões do desenvolvimento da criança, já que os bons hábitos alimentares contribuem de forma marcante para uma vida saudável e plena”.
O município passa a atribuir também, a partir do ano lectivo que agora termina, 2018-2019, três prémios anuais de 500 euros em material informático para o melhor aluno de cada um dos três ciclos de ensino.
Para além da destes novos apoios, a autarquia irá manter todos os apoios sociais implementados até aqui.
















