InícioÚltimasMourão inaugura Complexo de...

Mourão inaugura Complexo de MX e João Fortes diz que pode ser «um foco de atracção»

O Município de Mourão inaugurou este sábado, 17 de janeiro, pelas 9h30, o Complexo de MX de Mourão, um novo equipamento desportivo dedicado às modalidades de motocross e enduro, instalado no antigo Campo de Tiro da vila. O espaço conta com duas pistas distintas e passa a estar operacional para a prática de desporto motorizado todo-o-terreno.

A autarquia considera que a entrada em funcionamento do complexo representa a recuperação de uma tradição local e uma aposta na dinamização desportiva do concelho. O presidente da Câmara Municipal de Mourão, João Fortes, sublinhou que existia «a ambição de voltarem a ressuscitar esta actividade» e explicou que o município apoiou o projeto através da disponibilização do terreno e da criação do circuito, acrescentando que foi decidido avançar com a obra por entender que a associação local seria «a mais capaz e mais dinâmica» para assegurar a utilização do espaço.

Gestão entregue à Brutus do TT para garantir dinamização regular

O Complexo de MX de Mourão ficará sob gestão da associação Brutus do TT, através de um protocolo de cedência temporária celebrado com o município, com o objetivo de assegurar o funcionamento regular e promover a prática destas modalidades.

Paulo Marques, presidente da associação, destacou que o espaço permitirá consolidar a atividade ao longo do ano e atrair praticantes de outras zonas. «O principal objectivo é chamar o pessoal também para o concelho e vamos ter isto aberto durante o ano», afirmou, referindo ainda que a utilização deverá ser organizada com dias de abertura ao público e divulgação nas redes sociais.

O responsável adiantou também que estão previstas iniciativas para dinamizar o complexo, incluindo «provas piratas» e outras atividades informais, orientadas para o convívio entre praticantes. «O principal objectivo disto é para se divertir» e «o principal objectivo é o convívio entre uns e outros», acrescentou.

Duas pistas com extensões diferentes para motocross e enduro

O novo complexo integra uma pista de motocross com 1.800 metros de extensão e uma pista de enduro com 2.300 metros, permitindo a prática das duas disciplinas em percursos diferenciados.

João Fortes enquadrou a inauguração na estratégia do concelho para reforçar a ligação ao turismo e aos desportos de natureza, admitindo que este pode vir a ser mais um ponto de atratividade. «Quem sabe se não temos aqui outro foco de atracção turística via a actividade desportiva», afirmou, acrescentando que o equipamento poderá vir a acolher diferentes formatos de competição e iniciativas ao longo do tempo.

O presidente da Câmara indicou ainda que a abertura do equipamento acontece mesmo com trabalhos adicionais previstos para os próximos meses, defendendo que o concelho não deveria adiar o início da atividade. «O perfeito é inimigo do óptimo», referiu, admitindo que há intervenções por concluir, como a reabilitação de edifícios de apoio, incluindo espaços destinados a bar, balneários e zonas de suporte a famílias e visitantes.

Com a inauguração do Complexo de MX de Mourão, o concelho passa a dispor de um novo equipamento dedicado ao motocross e ao enduro, com gestão associativa e com a perspetiva de dinamização ao longo do ano.

Mais notícias

Rede Stay Cool estreia 18 refúgios climáticos em cinco concelhos do Alentejo

A Rede Stay Cool já conta com 18 refúgios climáticos certificados no Alentejo, distribuídos...

Bolsas de estudo em Mourão: candidaturas para renovação decorrem até 15 de outubro

As candidaturas à renovação das bolsas de estudo para estudantes do ensino superior residentes...

Câmara de Mourão abre candidaturas para Bolsas de Mérito Universitário até 31 de outubro

As candidaturas às Bolsas de Mérito Universitário em Mourão estão abertas até 31 de...

Obras na Mediateca de Mourão avançam com investimento de 100 mil euros

As obras de requalificação da Mediateca do Agrupamento de Escolas Dr. Libânio Esquível, em...

18 praias fluviais do Alentejo estão a concurso para o prémio de «Praia Fluvial do Ano 2026»

Dezoito praias e zonas balneares do Alentejo estão a concurso para o título de...

Rede de Ecopistas do Alentejo Central: Financiamento do Turismo de Portugal pode reduzir, mas projeto mantém-se

A candidatura da Rede de Ecopistas do Alentejo Central — Grande Rota do Montado...

Aldeia da Luz (Mourão) recebe corrida de toiros a 5 de setembro

A Praça de Touros da Aldeia da Luz, no concelho de Mourão, recebe, no...

Mourão quer transformar o regresso dos emigrantes em investimento e emprego

Mourão quer transformar o regresso dos emigrantes numa oportunidade para captar investimento, criar emprego...

Dez dias, 93 ruas e mais de 400 mil visitantes: O balanço de Luís Rosinha sobre as Festas do Povo

As Festas do Povo 2026 ultrapassaram os 400 mil visitantes, segundo os dados avançados...