Terça-feira, Novembro 29, 2022
Pub

Mourão com congresso dedicado às migas alentejanas

- Publicidade -
- Publicidade -

As tradicionais migas alentejanas vão estar em foco num novo certame dedicado à confeção deste prato típico da região, que se realiza, de sexta-feira a domingo, em Mourão, no distrito de Évora.

“É um evento que tem uma vertente lúdica, recreativa e cultural” e uma outra “mais científica sobre o papel das migas e do pão na cultura gastronómica alentejana”, revelou hoje à agência Lusa o presidente da Câmara de Mourão, João Fortes.

Promovida pela autarquia, a primeira edição do Congresso das Migas, que vai decorrer no pavilhão municipal de Mourão e na área envolvente, pretende “promover e valorizar a rica gastronomia alentejana, preservando a tradição e abrindo portas à inovação”.

Considerando pelo promotores como “o maior certame gastronómico de migas alentejanas”, o evento vai contar ainda com a participação de cinco restaurantes do concelho, que vão apresentar este prato típico nas suas ementas.

Nas declarações à Lusa, o autarca indicou que a câmara municipal decidiu lançar este novo evento para a “mesma altura do ano” em que se realizava uma outra feira tradicional na vila alentejana.

“Acreditamos que um programa focado num elemento mais patrimonial, como a gastronomia, é mais atrativo para aqueles que podem cá deixar mais receita, que são turistas vindos da nossa vizinha Espanha ou das zonas de Setúbal e Lisboa”, afirmou.

Segundo o presidente do município, o colóquio “Migas Amigas”, promovido pela Confraria da Moenga e previsto para sábado, às 11:15, no pavilhão municipal, vai dar pistas sobre a evolução deste prato típico e do seu ingrediente base.

“Queremos ter um conhecimento mais aprofundado sobre o papel do pão e das migas na evolução das pessoas no Alentejo”, apontou, assinalando que estes alimentos serviram “de sustento a muita gente, durante longas horas, no trabalho do campo”.

Uma mostra e degustação de produtos regionais, de vinhos e de migas, ‘showcookings’, um passeio BTT e espetáculos musicais com Adiafa (sexta-feira), Sangre Ibérico (sábado) e Banda Municipal Mouranense (domingo) são alguns dos atrativos do evento.

Com carne de alguidar ou espargos, esta iguaria está associado à gastronomia dos pastores alentejanos, que guardavam o pão endurecido durante a semana e o demolhavam ao fim de semana para confecionar um prato economicamente rentável.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

As mais vistas

Mais notícias

Redondo: Pai Natal chega dia 1 e dá início aos festejos natalícios no concelho

A vila de Redondo, no distrito de Évora, vai celebrar a época natalícia com um conjunto de atividades para todas as idades e em...

“Migas Alentejanas” são agora uma marca do concelho de Mora

Foi aprovado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial, o registo das Migas Alentejanas como Marca Nacional, conforme pedido efetuado pelo Município de Mora, revelou...