InícioÚltimasMourão: Autarquia embarga várias...

Mourão: Autarquia embarga várias obras ilegais em poucas semanas. Autarca fala em “leis que devem ser seguidas”

O Município de Mourão tem, nas últimas semanas, embargado várias obras que estavam a ser realizadas ilegalmente no concelho.

Em declarações a’ODigital.pt, o presidente da Câmara de Mourão, João Fortes, começou por explicar que “cabe ao Município, obviamente, atuar sobre denúncias que são feitas, pois, Município tem que cumprir os princípios legais que estão estabelecidos”.

Nas últimas semanas já foram embargadas 4 obras, duas obras particulares e até uma obras que estava a ser realizada num terreno municipal sem ter sido dado qualquer tipo de conhecimento ao município, mas acima de tudo, são obras obviamente particulares.”, revelou o autarca.

Para João Fortes, estas situações apenas agora estão a ser detetadas porque “no passado a fiscalização do município não era atuante, não funcionava, não existia e era conivente e cúmplice de muitas irregularidades que agora estamos a detetar e como nós somos pessoas de bem, gerimos uma instituição pública e as regras são iguais para todos, estamos a fiscalizar e ao detetarmos irregularidades temos de agir em conformidade”.

O edil deixa claro que “não iremos compactuar com este tipo de situações, até porque temos um gabinete de apoio urbanístico disponível para qualquer munícipe que queira desenvolver a sua obra”, acrescentando que a autarquia “estamos cá para ajudar, apoiar e responder a todas as questões”.

Ao fazer obras sem licenciamento pode trazer problemas de segurança para os utilizadores desses edifícios, além de suscitarem desconformidades com as normas do urbanismo e do ambiente e até causar problemas em futuras vendas dos imóveis”, referiu João Fortes.

Concluiu referindo que “os embargos não são nenhum castigo a ninguém, os embargos são apenas uma forma de sensibilizar que há regras, que há leis que devem ser seguidas, mas que o município está cá para ajudar a superá-las.

Mais notícias

Municipio de Évora lança concurso de 2,3M€ para redes de água e saneamento do novo Hospital Central do Alentejo

O Município de Évora lançou um concurso público, com preço base de 2.297.797,73 euros,...

Câmara de Campo Maior lança obra de 260m€ para requalificar estrada de ligação a Albuquerque

A Câmara Municipal de Campo Maior lançou uma empreitada para a repavimentação e reperfilamento...

Mourão recebe encontro sobre dependências na população idosa a 25 de junho

O Cineteatro de Mourão recebe, no dia 25 de junho, entre as 09h00 e...

Viana do Alentejo promove consulta pública sobre reabilitação do Jardim Público de Alcáçovas

A Câmara Municipal de Viana do Alentejo promove, no próximo dia 21 de junho,...

Câmara de Sines lança concurso de 532 mil euros para construir rotunda no Bairro Pidwell

A Câmara Municipal de Sines lançou o concurso público para a construção da rotunda...

Variante de Aljustrel abre ao trânsito após mais de 30 anos de reivindicações

A Variante à EN263, em Aljustrel, já foi concluída e aberta à circulação, permitindo...

Câmara de Monforte quer investir quase meio milhão de euros na requalificação do Centro Cultural de Vaiamonte

A Câmara Municipal de Monforte submeteu uma candidatura ao PT2030 para avançar com a...

Câmara de Portalegre avança com 273 mil euros na construção de passeios em vários pontos da cidade

A Câmara Municipal de Portalegre lançou um concurso para a construção de passeios em...

Concurso de 950 mil euros prevê obras na ER389 entre Odemira e Ourique

A Infraestruturas de Portugal lançou um concurso público para a conservação corretiva do pavimento...

Mais visto