Terça-feira, Agosto 16, 2022
Pub
Pub

Moura: Vários municípios assinaram protocolo para promover formação no setor do turismo (c/fotos)

- Publicidade -
- Publicidade -

O Salão Nobre dos Paços do Concelho de Moura acolheu, esta sexta-feira, a cerimónia de assinatura de protocolos com vários municípios do Alentejo, no âmbito do programa Formação + Próxima.

Um programa do Turismo de Portugal que, em conjunto com os municípios, pretende capacitar e formar para que o país seja o destino turístico mais competitivo e sustentável do mundo.

Nesta cerimónia foram assinados protocolos com vários municípios de Reguengos de Monsaraz Alandroal, Mértola, Serpa, Moura e Barrancos.

Nesta cerimónia esteve presente a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, acompanhada pelo vice-presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Pedro Dias, do presidente da Câmara de Moura, Álvaro Azedo, entre outras entidades locais e regionais.

De acordo com a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, este programa “vai garantir que aqueles que trabalham nos territórios, independentemente de quais forem esses territórios, possam ter acesso a modos de formação úteis para a arte do bem acolher” acrescentando que “em conjunto com as autarquias vamos identificar formandos, empresários ou não profissionais do sector que possam estar interessados em ver reforçadas as suas competências na arte do bem receber.

Rita Marques deixou claro que “o turismo tem um grande, um grande desafio que é continuar a crescer, mas sobretudo continuar a crescer em valor, ou seja, assegurando serviços de excelência e para isso precisamos de ter também profissionais de excelência no sentido de saber bem acolher os turistas que estão dispostos a pagar por um serviço de excelência e nessa perspetiva, a formação, recapacitação, a adaptação às novas exigências, seja a prioridade”.

Para o presidente da Câmara de Moura, Álvaro Azedo, com a assinatura dos protocolos “quem ganha é o território e no caso de Moura é ainda mais importante, porque estamos numa fase em que estamos marcadamente a trabalhar no destino Moura”, acrescentando que “é imprescindível que agora trabalhemos também o segmento da capacitação, tanto dos nossos recursos humanos, pois, para nós capacitar o recursos humanos é determinante porque podemos ter as melhores instalações, podemos ter os melhores recursos físicos, mas se não tivermos as pessoas preparadas acima de tudo para acolher bem quem nos visita e estarmos preparados para sermos de facto esse abraço que o turista necessita, não estamos a fazer cá nada”.

Com o número de novas unidades hoteleiras a crescer em Moura, o autarca referiu que com este programa “estamos a preparar o futuro com os jovens e não só, e tudo isto mostra bem a visão que o Turismo de Portugal e a Secretária de Estado têm relativamente ao turismo até porque são pessoas que vêm ao terreno conhecer o território e isso permite aos nossos governantes aplicar os melhores programas atendendo às necessidades e especificidades dos territórios.”

Fique de seguida com as imagens desta cerimónia, numa reportagem de Hugo Calado e Rogério Cardoso:

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

As mais vistas

Mais notícias

Mulher de 28 anos é vítima mortal de colisão no concelho de Grândola

Uma mulher, de 28 anos, é a vítima mortal da colisão rodoviária de dois veículos ligeiros de passageiros ocorrida esta segunda-feira na Estrada Nacional...

Um morto e dois feridos graves em colisão na EN261 no concelho de Grândola

Uma pessoa morreu e outras duas sofreram ferimentos graves numa colisão entre dois veículos ligeiros de passageiros ocorrida esta segunda-feira na Estrada Nacional 261...