Os pratos à base de carne de caça vão estar em destaque numa mostra gastronómica em Mora, no Alentejo, a partir de sábado e até dia 10 de dezembro, com a adesão de 12 restaurantes do concelho, foi hoje anunciado.
A Mostra Gastronómica da Caça do Concelho de Mora, um evento anual promovido por aquele município do distrito de Évora, em colaboração com os restaurantes aderentes, vai na 28.ª edição e já faz parte da tradição gastronómica do concelho, com participação nas quatro freguesias: Brotas, Cabeção, Mora e Pavia.
Esta iniciativa pretende dar um contributo para a “dinamização da restauração local” e para o “desenvolvimento económico” e “promoção turística” do concelho, através do “aproveitamento das espécies cinegéticas” existentes na região e da “gastronomia típica de excelência”, divulgou hoje o município.
Os restaurantes aderentes vão ter as ementas recheadas de pratos que têm como base a carne de caça, nomeadamente de javali, veado, lebre, faisão, perdiz, tordos, pombo e pato, para “aguçar o apetite” de habitantes e turistas.
Segundo o município, a mostra gastronómica atrai visitantes ao concelho, onde podem também visitar os espaços de lazer, como o Parque Ecológico do Gameiro ou espaços culturais como o Fluviário de Mora ou o Museu do Megalitismo.
A mostra gastronómica abre no sábado, a partir das 19:00, na Quinta de Santo António, com um jantar como é tradicional, que junta à mesa centenas de convivas apreciadores da gastronomia cuja confeção tem como base peças de caça, numa organização da Câmara de Mora em colaboração com os restaurantes aderentes, de acordo com a autarquia.
O município indicou ainda que o jantar na Quinta de Santo António, em Mora, que inclui a degustação de 14 pratos confecionados pelos restaurantes aderentes, vai servir de divulgação dos diferentes pratos que vão estar nas ementas daqueles estabelecimentos de restauração.
No jantar de abertura desta edição do evento, a novidade é que os pratos de caça vão ser acompanhados com vinhos de talha, de Cabeção, numa parceria com a Confraria do Vinho de Talha de Cabeção, com o objetivo de promover a oferta de vinhos produzidos naquela localidade.
Segundo os promotores, este jantar, além da prova dos pratos de caça de cada um dos restaurantes, inclui “momentos musicais e muita animação”.
Dos restaurantes aderentes, de acordo com a câmara, constam seis em Mora, quatro em Cabeção, um em Brotas e outro em Pavia.