Morreu o antigo presidente da Apifarma e vice-presidente da CIP, o alentejano João Gomes Esteves

Gomes Esteves

Morreu João Gomes Esteves, antigo presidente da direção da Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (Apifarma) e que passou também pela vice-presidência da CIP, segundo um comunicado hoje divulgado pela associação do setor farmacêutico.

É com profunda consternação que a Apifarma comunica o falecimento de João Gomes Esteves, Presidente Emérito desta associação”, lê-se na mesma nota, na qual a associação deixa também “as mais sentidas condolências à família, aos amigos e a todos os que se cruzaram com João Gomes Esteves”.

O antigo dirigente associativo, natural de Nisa, tinha 77 anos e era médico veterinário, licenciado pela Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa, tendo trabalhado “no grupo Merck Sharp & Dome onde desempenhou funções nacionais, como presidente do grupo e também internacionais”, de acordo com a mesma nota.

João Gomes Esteves foi presidente da direção da Apifarma “cerca de 12 anos – de 1992 a 1993, de 1998 a 1999, de 2000 a 2002, e de 2003 a 2006 – e presidente da Mesa da assembleia-geral de 2007 a 2021”, recordou a associação.

Integrou ainda direções das associações internacionais da indústria farmacêutica.

João Gomes Esteves foi também vice-presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal e vice-presidente do Conselho Geral da AIP-CCI – Associação Industrial Portuguesa – Câmara de Comércio e Indústria.

O dirigente “conduziu aos entendimentos que permitiram, após mais de duas décadas de tentativas goradas para constituição de uma cúpula do associativismo empresarial, assinar em junho de 2010 um acordo entre a AEP – Associação Empresarial de Portugal, a AIP-CE – Associação Industrial Portuguesa – Confederação Empresarial e a CIP – Confederação da Indústria Portuguesa, resultando na constituição da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, tendo sido o presidente da sua Comissão Instaladora”.

Foi agraciado com a Comenda da Ordem de Mérito, pelo Presidente da República, em 2006, e em 2015, no Dia Mundial da Saúde, foi distinguido com a Medalha de Ouro do Ministério da Saúde, entre outras distinções.

João Gomes Esteves desempenhou com grande competência e empenho um papel da maior importância na criação de pontes entre a Indústria Farmacêutica e a tutela da Saúde, processo que possibilitou a assinatura do primeiro acordo para a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Foi um obreiro e um defensor da cooperação, da colaboração e da criação de sinergias entre todos os agentes que dão vida ao universo da Saúde”, recordou a Apifarma.

O velório decorre esta sexta-feira, dia 06 de agosto, a partir das 18:00 e até às 23:00, e sábado, dia 07 de agosto, a partir das 09:00, na Basílica da Estrela, em Lisboa e as cerimónias fúnebres com missa de corpo presente realizam-se no sábado, dia 07 de agosto, às 14:00, no mesmo local, com saída às 15:00 para o Cemitério de Carnaxide.