Morreu o antifascista Camilo Mortágua aos 90 anos 

O antifascista Camilo Mortágua, pai das deputadas do Bloco de Esquerda Mariana e Joana Mortágua, morreu hoje aos 90 anos, segundo uma nota enviada à Lusa pela família.

“A família informa que Camilo Mortágua morreu esta madrugada, dia 1 de novembro, aos 90 anos. Partilhamos com os muito amigos e companheiros que se cruzaram com Camilo Mortágua a alegria de termos testemunhado uma vida de convicções, de compromisso com a liberdade e com a solidariedade”, pode ler-se na nota.

De acordo com as informações avançadas, o velório decorre hoje a partir das 17h30 na casa mortuária de Alvito (Rua da Misericórdia). O funeral está marcado para sábado, às 11:00, partindo da casa mortuária para o cemitério de Alvito (distrito de Beja).

Natural de Oliveira de Azeméis, Camilo Mortágua emigrou para a Venezuela em 1951, com 17 anos. Foi a partir desse país que começou a lutar contra o fascismo em Portugal, integrou a Direção Revolucionária Ibérica de Libertação e participou no assalto ao navio Santa Maria, em 1961, sob o comando do capitão Henrique Galvão. 

Nesse mesmo ano, juntamente com o revolucionário Palma Inácio e outros antifascistas, desviou um avião da TAP no percurso entre Casablanca (Marrocos) e Lisboa para largar sobre a capital portuguesa 100.000 panfletos contra o regime salazarista. 

Já em 1967, esteve envolvido num assalto à filial do Banco de Portugal na Figueira da Foz para financiar a atividade antifascista. Nesse mesmo ano, está na fundação da Liga de Unidade e Ação Revolucionária (LUAR). 

Após a revolução de 25 de Abril de 1974, Camilo Mortágua dinamizou a ocupação da Herdade da Torre Bela, no Ribatejo, da qual resultou a criação da cooperativa Torre Bela. 

Concentrou então a sua atenção no desenvolvimento rural e local desde a vila de Alvito, no Alentejo, onde se fixou nos anos 80 do século XX e da qual Mariana e Joana Mortágua são naturais.

Em 1991 fundou a Associação Terras Dentro, nas Alcáçovas, e foi presidente da Presidente da Associação para as Universidades Rurais Europeias (APURE).

Camilo Mortágua publicou as suas memórias em dois volumes, intituladas “Andanças para a Liberdade”, nas quais percorre a sua vida desde a infância na Beira Litoral até ao 25 de Abril.

Mais notícias

Alvito junta Os Quatro e Meia e Miguel Gameiro numa feira com séculos de história

Os Quatro e Meia e Miguel Gameiro & Pólo Norte vão atuar na Feira...

Juntas de Alvito e Vila Nova da Baronia testam solução para limpar ruas e passeios

As juntas de freguesia de Alvito e de Vila Nova da Baronia estão a...

Alvito lança concurso de 475 mil euros para requalificar Estrada Municipal 524

O Município de Alvito lançou um concurso público, com um preço base de 475.898,13...

Associação de municípios renova rede de oleões em cinco concelhos do Alentejo

A Associação de Municípios do Alentejo Central (AMCAL), responsável pela gestão de resíduos em...

Morreu Jorge Palma aos 76 anos

O músico português Jorge Palma morreu na noite desta segunda-feira, 21 de setembro, aos...

Piscinas Municipais de Alvito encerram época balnear com “balanço positivo”

As Piscinas Municipais de Alvito encerram no próximo domingo, 13 de setembro, concluindo a...

Virgem Suta encabeçam primeira edição do Festival Vai Descalço em Vila Nova da Baronia (Alvito)

Os Virgem Suta encabeçam a programação da primeira edição do Festival Vai Descalço, que...

Alvito junta provas de vinho e cante alentejano nas Grutas do Rossio

As Grutas do Rossio, em Alvito, recebem, no dia 27 de setembro, às 15h00,...

Alvito: Serões da Baronia juntam jogo do pau, humor e música em Vila Nova da Baronia

Vila Nova da Baronia, no concelho de Alvito, recebe este sábado, 12 de setembro,...