A localidade de Cabeção, no concelho de Mora, acolhe, até domingo, mais uma edição da Prova de Vinho Novo de Talha.
Um evento, promovido pelo Município de Mora, que pretende promover o Vinho de Talha de Cabeção.
Este certame iniciou, esta sexta-feira com a realização do 2º Concurso de Vinhos de Cabeção, a que se seguiu a cerimónia de abertura, onde foram entregues os prémios e se ficaram a conhecer os melhores vinhos de talha de Cabeção.
De acordo com a presidente da Câmara Municipal de Mora, Paula Chuço, “queremos mostrar a toda a gente o que se faz bem neste concelho e em todas as freguesias e no caso da Freguesia de Cabeção é o Vinho de Talha”.
“O Vinho de Talha de Cabeção é feito de uma forma muito própria, ainda muito tradicional, utiliza técnicas como se fazia nos tempos romanos e é um néctar sem igual”, destacou a autarca.
Paula Chuço revelou que “segundo o júri do concurso de vinhos, este ano o vinho de Cabeção ainda está bem melhor que o ano passado, o que quer dizer que os produtores também estão a aderir ao nosso incentivo e estão a fazer ainda um vinho com maior qualidade.”
A edil explicou que “este ano estamos a apresentar um evento que sofreu algumas alterações, pois, devido à adesão do ano passado, este ano tivemos de aumentar o número de dias e se for necessário para o ano fazemos o evento em dois fins de semana, porque este ano tivemos cerca de duas centenas de inscrições pra a rota das adegas”.
Já João Carvalho, presidente da Junta de Freguesia de Cabeção, considera que o Vinho de Talha “é um pergaminho que nos dá um regozijo imenso, porque é uma tradição muito antiga e que nos traz muitas pessoas”.
“O Vinho de Talha de Cabeção está a ser um pergaminho muito grande que está a prevalecer e está a enaltecer o concelho e a freguesia”, afirmou João Carvalho.
Os vencedores deste ano foram António e Rui Gasparinho, na categoria de vinho branco e Vítor Marques, no vinho tinto.
Nos vinhos brancos, Manuel Inês Ramalho e Manuel José Freire Mira ficaram em segundo e terceiro lugares, havendo ainda menções honrosas para António João Berreicho e Cananó.
Na categoria de vinhos tintos foram segundo e terceiros Nelson Cristeta e Luís Miguel Calhau.
As menções honrosas foram atribuídas a Vítor Marques e António João Milheiras.
Fique de seguida com as imagens da cerimónia de abertura, numa reportagem de Hugo Calado:























































