Mora: Novas empresas isentas da taxa de derrama

Empresas de Mora

A Câmara Municipal de Mora, no distrito de Évora, anunciou, recentemente, que aprovou a isenção da taxa de derrama para novas empresas.

Neste sentido, foi aprovada, a isenção da taxa de derrama pelo período de cinco anos, destinada a sujeitos passivos que instalem na Zona Industrial de Mora, uma unidade empresarial e/ou industrial e que, ao mesmo tempo, criem e mantenham cinco postos de trabalho, durante a vigência do primeiro benefício mencionado.

Explica a autarquia que “a derrama trata-se de um imposto de âmbito municipal que na prática incide sobre o lucro tributável relacionado ao período fiscal do ano anterior. Este aplica-se em sede de IRC – Imposto Sobre Rendimentos das Pessoas Coletivas – ou seja, às empresas. É cobrado anualmente pelos municípios, sendo que cada um fixa as isenções ou reduções consoante o volume de negócios gerado pelas empresas existentes ou pela criação de novos postos de trabalho.”

Com esta medida, é intenção da autarquia “atrair novas empresas para se localizarem na Zona Industrial, aumentando o volume de negócios do mesmo e incentivando a criação de novos postos de trabalho.”