Mora lança consulta pública para Regulamento do Programa de Voluntariado

A Câmara Municipal de Mora abriu um período de consulta pública de 30 dias para o projeto de Regulamento do programa “Concelho para o Voluntariado”. O programa visa promover o voluntariado em diversas áreas, como Ambiente, Associativismo, Proteção Civil, Cultura e Desporto e Área Social.

O regulamento define os critérios de participação e as condições de funcionamento do programa, que se destina a cidadãos residentes no concelho, com idades entre 16 e 30 anos ou com mais de 60 anos.

Os interessados podem apresentar sugestões por escrito até o final do prazo estipulado, através de e-mail, correio postal ou presencialmente. O processo completo está disponível para consulta no edifício da Câmara Municipal e no site institucional.

O programa “Concelho para o Voluntariado” busca estimular o interesse pela prática do voluntariado e pela participação cívica, promovendo a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal, além de um envelhecimento ativo.

A participação é voluntária e não remunerada, mas os voluntários selecionados podem receber uma compensação para cobrir despesas como transporte e alimentação.

A Câmara Municipal de Mora coordenará as ações de voluntariado e poderá estabelecer parcerias com outras entidades. O programa também prevê a participação de funcionários municipais, desde que em atividades fora de suas funções e com autorização prévia.

O regulamento entrará em vigor no dia seguinte à sua publicação no Diário da República.

Mais notícias

Universidade Sénior de Mora abre ano letivo com receção aos alunos

A Universidade Sénior de Mora iniciou o ano letivo 2026/2027 no dia 6 de...

Câmara de Mora conclui remarcação da sinalização na EM501 por 17,8 mil euros

A Câmara Municipal de Mora concluiu os trabalhos de remarcação da sinalização horizontal na...

Câmara de Mora realiza obras no Estaleiro Municipal e na Casa da Cultura

A Câmara Municipal de Mora realizou intervenções de manutenção e conservação no escritório do...

Aumento nos combustíveis angustia instituições sociais e ameaça continuidade de apoios

A Comunidade Vida e Paz está angustiada com o aumento dos combustíveis e admite...

Festival “de fio a Pavia” leva música e criação contemporânea a vários espaços da vila a 17 de outubro

Pavia, no concelho de Mora, recebe no próximo dia 17 de outubro uma nova...

Mês do Idoso em Mora tem atividades gratuitas até 31 de outubro

O concelho de Mora assinala o Mês do Idoso com um programa de atividades...

Câmara de Mora prepara plano de ação climática para enfrentar calor, seca e incêndios

A Câmara Municipal de Mora está a elaborar o Plano Municipal de Ação Climática...

Câmara de Mora vai oferecer Escola Virtual a alunos e professores durante três anos

A Câmara Municipal de Mora vai disponibilizar gratuitamente o acesso à plataforma Escola Virtual...

Skate Parque de Mora considerado conforme após mudança de local com certificado válido até 2029

O Skate Parque do Parque Urbano de Mora foi considerado conforme numa inspeção realizada...