A Câmara Municipal de Mora revelou, esta terça-feira, em comunicado, que o concelho vai continuar a ter 10º anos, depois de informação contrária do Agrupamento de Escolas, por e-mail, aos encarregados de educação.
Neste sentido, uma comunicação foi envida à Direção dos Serviços da Região do Alentejo – Educação, para «relevar e reforçar a importância de proporcionar condições que possibilitem a igualdade de oportunidades e acesso ao ensino secundário, a todos os estudantes que pretendam permanecer no Agrupamento de Escolas de Mora e na sua zona de residência».
No comunicado, pode ler-se que o agrupamento esta situação poderia «trazer consequências nefastas aos jovens que fizeram a sua matrícula nos cursos cientifico-humanísticos».
Revela ainda que estão, até ao momento, inscritos sete jovens em Ciências e Humanidades, mas que alguns foram os que «procuraram imediatamente um ‘plano b’» após «se ouvir nos corredores» acerca do encerramento.
Ainda na missiva a autarquia afirma que se revela «deveras preocupante o cenário que apresentamos para o futuro do nosso concelho, para o futuro do ensino do nosso concelho, para a qualidade de vida no nosso concelho e para o desenvolvimento do nosso concelho».
Garantido o cenário mais favorável para Mora, a Câmara Municipal destaca o «claro resultado da união de esforços, do trabalho e da luta conjunta entre o executivo municipal, o Agrupamento de Escolas, Associação de Pais, pais e alunos interessados nesta continuidade».