Montemor-o-Novo: Inaugurada Feira da Luz/ Expomor, “a feira que mostra as nossas potencialidades”, diz a autarca (c/som e fotos)

Foi inaugurada esta quarta-feira, 28 de Agosto, mais uma edição da Feira da Luz /Expomor que se prolongará até ao próximo dia 2 de Setembro na cidade de Montemor-o-Novo, no distrito de Évora.

Será um espaço de reencontro entre famílias e amigos, um lugar onde se pode encontrar o melhor que existe em Montemor nas mais variadas dimensões: inovação, actividades económicas, movimento associativo, música e espectáculos, exposições, desporto e tradição.

Em termos musicais no primeiro dia actuaram os Tais Quais, sendo que se seguirá Boss AC, Quatro e Meia, Gisela João, Áurea e The Gift.

A cerimónia de abertura foi presidida pela Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Hortensia Menino, tendo marcado presença o Deputado João Oliveira, vários autarcas e outras Entidades civis e militares.

Em declarações à imprensa, Hortensia Menino começou por dizer que espera que o certame “continue a ser a grande feira de Montemor, a feira que mostra as nossas potencialidades, o trabalho aqui desenvolvido nas suas mais diversas situações, social, económica e cultural, e obviamente um espaço de divertimento, de ponto de encontro dos montemorenses, uma programação ampla, variada, que ao longo de seis dias, permite que todos os que passam por aqui, e nos visitam, possam passar bons momentos.

Sobre o investimento realizado, a autarca respondeu que é “semelhante. Temos vindo a melhorar a organização dos vários espaços, mas o investimento é semelhante.

Já sobre o número de expositores, a edil revelou que são “cerca de 200 incluindo os que estão em ambos os recintos, parque de leilões de gado e o parque de feiras e exposições. No caso do parque de leilões de gado há um claro crescimento no sector pecuária, no parque feiras e exposições o número de expositores é semelhante aos anos anteriores.”

Esta é uma feira que mostra todas as potencialidades económicas do concelho, sendo que a autarca refere que “a feira tem uma grande dimensão ligada à pecuária, ao mundo agrícola e rural, estamos a pensar em criar um espaço de divulgação e mostra de outras actividades do concelho, que são diversificadas. Montemor tem várias actividades de pequena e média indústria, actividades comerciais. Temos este ano o Espaço Empresas que tem essa pequena mostra, digamos assim, vamos tentar reforçar esta área de modo a que a componente económica possa manter o seu peso numa feira generalista como esta com estas características.”

Pela primeira vez, no momento da inauguração visitou-se o espaço da APORMOR, tendo Hortensia Menino explicado que “isso corresponde também ao trabalho que temos vindo a fazer com a APORMOR de aprofundamento e ligação entre as duas entidades que se reflecte depois na organização conjunta, que teve aqui há poucos anos atrás um marco que foi as três ligações e as permanentes ligações entre os recintos, durante a feira, e é um trabalho que tem vindo a ser fortalecido ao longo do ano. (..) Temos objectivos comuns.”