Monsaraz: “Estudar, conservar, partilhar e utilizar com sustentabilidade a água será sinal de sabedoria”

Ministro do Mar

Como demos conta, nos últimos dias decorreu no Centro Náutico de Monsaraz, no concelho de Reguengos de Monsaraz, o “WATER World Forum for Life”, um evento no qual se abordou a água e a sustentabilidade ambiental.

Promovido pela Câmara de Reguengos de Monsaraz, do distrito de Évora, e organizado pela empresa The Race, o fórum teve “formato híbrido”, ou seja, presencial e com a transmissão ‘online’ de conteúdos.

Este sábado decorreu a sessão de encerramento em que esteve presente o Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, que começou por destacar a importância da água referindo que “a relação entre a água e a vida é tão interdependente que, ao procurar vida no cosmos os bio astrónomos procuram água em primeiro lugar.”

A água que está na base da origem da vida, está também na base da nossa existência moderna, sem água não há agricultura, pescas e não há apicultura e estes são os três pilares do sistema alimentar mundial”, vincou o Governante.

Neste evento onde se pretendeu refletir sobre a utilização eficiente da água, o Ministro do Mar, deixou claro que “a utilização da água na agricultura, na pecuária, indústria e uso doméstico tem de ser gerida de forma eficaz, ou arriscamos à rutura dos sistemas hídricos e consequentemente dos sistemas alimentares, incluindo o oceano”.

Ricardo Serrão Santos alertou que “falta de infraestruturas para a gestão dos recursos hídricos e a dificuldade para aceder a água potável é, ainda, uma realidade que afeta demasiadas pessoas no mundo”, acrescentando que “a questão da água deve ser abordada como uma prioridade global para encontrar soluções locais e regionais”.

O Governante disse ainda que “estudar, conservar, partilhar e utilizar com sustentabilidade a água será o extraordinário sinal de sabedoria que permitirá perenizar a nossa existência e felicidade”.