Monsaraz: A água e a sustentabilidade estiveram em debate esta sexta-feira no “WATER World Forum for Life” (c/fotos)

WATER World Forum for Life

A exploradora da National Geographic, Sylvia A. Earle, abriu esta sexta-feira, os trabalhos do “WATER World Forum for Life”, que até domingo decorre em Monsaraz, no concelho de Reguengos de Monsaraz (Évora).

Este é um evento que surge no âmbito da Década da Água (2018-2028) decretada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Promovido pela Câmara de Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora, e organizado pela empresa The Race, o fórum tem um “formato híbrido”, ou seja, presencial e com a transmissão ‘online’ de conteúdos, devido à pandemia de covid-19.

Durante esta sexta-feira, marcaram presença a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, a secretária de Estado do Ambiente, Inês dos Santos Costa, bem como o presidente da ADENE Nelson Lage, o presidente da APA, Nuno Lacasta, entre outros especialistas.

Destaque para o painel onde se debateu o valor da água no setor agroalimentar em que estiveram presentes José Roquette, presidente do Conselho de Administração Grupo Esporão S.A., José Palha, Presidente da Direção da Associação Nacional de Produtores de Cereais, Oleaginosas e Proteaginosas, Gonçalo Morais Tristão, Presidente da Direção do Centro Operativo e de Tecnologia do Regadio e Filipa Saldanha, Subdiretora do Programa da Gulbenkian para o Desenvolvimento Sustentável.

Políticas de sustentabilidade ambiental e boas práticas na preservação do ambiente, soluções energeticamente eficientes e case studies, sensibilizando público e empresas, tendo a água como ponto de partida foram alguns dos temas debatidos nesta sexta-feira no “WATER World Forum for Life”.

Recorde-se que este evento pretende criar impacto na área da sustentabilidade, possibilitando a troca de experiências internacionais e reforçar as estratégias e as políticas ambientais na manifestação do interesse comum em prol de uma sociedade mais motivada e mais consciente da realidade.

Durante o dia de hoje houve oportunidade de observar vários desportos náuticos, bem como novas tecnologias ligadas à atividade náutica, como são exemplo os barcos movidos a energia solar.

O programa do WATER World Forum for Life que pode ser consultado aqui.

Fique de seguida com imagens de alguns dos momentos que ODigital.pt presenciou esta sexta-feira, numa reportagem de Hugo Calado: