Misericórdia de Santiago do Cacém constrói lar de idosos que custa 5,1M€

A Misericórdia de Santiago do Cacém (Setúbal) vai avançar com a construção de um lar de idosos em Vila Nova de Santo André, naquele concelho, num investimento de 5,1 milhões de euros, foi hoje anunciado.

A primeira pedra da futura Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), com capacidade para 60 camas, foi lançada hoje estando prevista a conclusão da obra no prazo de “um ano e meio”, disse à agência Lusa o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Santiago do Cacém, Jorge Nunes.

O futuro equipamento vai contar com duas salas de refeição, 22 quartos duplos, oito quartos simples e oito quartos mistos, serviços de enfermagem, ginásio com reabilitação e fisioterapia, apoio domiciliário, centro de dia e 58 instalações sanitárias.

O projeto inclui ainda um espaço de receção e sala de espera, ‘snack-bar’, cabeleireiro, gabinetes para técnicos, salas de reuniões, balneário para colaboradores e salas de atividade e convívio.

O investimento de 5,1 milhões de euros conta com uma comparticipação financeira do programa PARES, no valor de 2,3 milhões de euros, e da câmara municipal, que também cedeu o terreno, no montante de 500 mil euros.

A futura ERPI será uma resposta para a enorme procura que existe nesta região, sendo expectável que, “no dia em que abrir, fique cheio”, afirmou Jorge Nunes, acrescentando que o terreno onde ficará instalado o equipamento “permite a sua ampliação”.

Além do lar de idosos, o provedor avançou que a misericórdia tem ainda prevista a construção de uma creche e de um projeto de habitação colaborativa, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), num valor global de 8,5 milhões de euros.

“Vamos aproveitar uma linha de crédito para construir uma nova creche e vamos lançar o concurso público para a construção de 14 apartamentos para trabalhadores, nomeadamente da misericórdia, que muitas vezes deslocam-se para esta zona para trabalhar, não têm uma casa para morar e o preço que encontram é superior ao do vencimento”, explicou.

Também presente na cerimónia de hoje, a vice-presidente do Instituto de Segurança Social, Catarina Marcelino, destacou à Lusa “a vontade coletiva, com o Estado e as instituições, para que estas obras aconteçam” e realçou que a futura ERPI “é importante para Santo André”, pois não havia uma resposta deste género no território.

“É mais do que necessário este esforço coletivo que estamos a fazer e hoje é um dia muito importante, porque o lançamento desta primeira pedra é o início de uma obra que se vai concluir”, frisou.  

Questionada pela Lusa sobre o encerramento, em fevereiro, do Centro de Apoio à Vida “Mãe Sol”, anunciado pela Santa Casa da Misericórdia de Sines, Catarina Marcelino limitou-se a dizer que as jovens mães “não ficam sem resposta”.

“Eu compreendo a falta de sustentabilidade da resposta. Nós ainda estamos em conversações”, afirmou, acrescentando que o instituto vai “acompanhar o processo e garantir que as mães e raparigas que estavam nessa casa de acolhimento ficam e continuam a ter resposta”.

O Centro de Apoio à Vida “Mãe Sol”, criado em 2001, acolhe jovens mães solteiras, grávidas ou com filhos menores, mas está previsto que encerre, no próximo mês, por dificuldades da misericórdia em garantir a sua sustentabilidade.

Mais notícias

Entre o mar e a lagoa, este hotel alentejano acaba de receber uma distinção internacional

Entre a lagoa, o mar e a paisagem do litoral alentejano, o Amarello Hotel...

Utentes exigem reparação de troço da EN120 no concelho de Santiago do Cacém

A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Concelho de Santiago do Cacém voltou...

GNR detém sete pessoas por permanência ilegal em Santiago do Cacém

A GNR deteve sete cidadãos estrangeiros, com idades entre os 20 e os 47...

MP acusa 13 arguidos por fraude com fundos europeus de valor superior a 16M€

O Ministério Público (MP) acusou sete pessoas e seis empresas de 44 crimes de...

Sines recebe Encontro da Engenharia no Alentejo a 10 e 11 de outubro

Sines recebe, nos dias 10 e 11 de outubro, o Encontro da Engenharia no...

ObservaLagunas 2026 regressa a Santo André com passeios e observação de aves

O ObservaLagunas regressa nos dias 17 e 18 de outubro ao Monte do Paio,...

Jovem de 18 anos detido com mais de 50 doses de canábis em Santo André (Santiago do Cacém)

Um jovem de 18 anos foi detido pela GNR, esta terça-feira, 22 de setembro,...

Vila alentejana de Alvalade recua no tempo e mostra como se tratavam antigas maleitas

A vila de Alvalade, no concelho de Santiago do Cacém, regressa aos tempos medievais,...

Bebé nasce de surpresa na Unidade de Saúde de Santo André

Um bebé nasceu na Unidade de Cuidados de Saúde Primários (UCSP) de Santo André,...