O reforço do ensino profissional através de um novo Centro Tecnológico Especializado de Informática marcou, esta sexta-feira, a visita do Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, ao Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira, em Évora.
A infraestrutura, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), representa um investimento de cerca de 800 mil euros e integra a rede nacional de mais de 400 centros tecnológicos especializados, num investimento global de 480 milhões de euros.
Investimento nacional para transformar o ensino profissional
Na sessão de inauguração, Fernando Alexandre sublinhou que este investimento «vai transformar completamente o ensino profissional em Portugal», defendendo a valorização desta via de ensino.
O governante recordou que, em 2010, a taxa de abandono escolar rondava os 30%, situando-se atualmente em cerca de 6%, abaixo da média da União Europeia, resultado que associou à diversificação de percursos formativos. «Passámos a ter a via profissional que permitiu que os estudantes com perfis diversos pudessem ter também opções diversas».
Segundo o ministro, os novos equipamentos colocam as escolas ao nível do que existe no mercado de trabalho. «Estamos a falar de equipamentos que são estado da arte», afirmando que os alunos poderão encontrar, no mercado, «equipamentos, se calhar às vezes até piores do que aqueles que utilizaram aqui na escola».
Fernando Alexandre destacou ainda a necessidade de adaptação pedagógica, nomeadamente na utilização da inteligência artificial no ensino da programação, defendendo que «não há forma de ser eficiente na programação se não utilizarmos a inteligência artificial».
Centro reforça qualificação e abre portas à comunidade
O diretor do Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira, Fernando Farinha Martins, considerou que o centro representa «uma valorização enorme para a escola» e uma responsabilidade acrescida na gestão dos equipamentos.
O espaço integra quatro salas equipadas, além de uma sala dedicada a redes Cisco, sendo destinado principalmente ao curso da área de informática, mas com utilização alargada a outras disciplinas e à formação de adultos. «Vai ter uma amplitude de intervenção (…) mais vasto, mas tem que ser bem controlada e bem regulada, porque os equipamentos são caros».
O diretor sublinhou que o objetivo passa por melhorar a qualificação dos alunos, afirmando que os equipamentos «são extremamente modernos», permitindo reforçar a formação e a ligação à Universidade de Évora, com a qual o agrupamento mantém parcerias.
Fernando Farinha Martins lamentou que não tenha sido possível concretizar também um centro na área industrial, que envolveria um investimento superior a 1,5 milhões de euros, mantendo a expectativa de futuras oportunidades de financiamento.
Articulação com universidade e território
O presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Zorrinho, enquadrou a inauguração no percurso de aposta tecnológica do território, recordando iniciativas como o programa Alentejo Digital, lançado no final da década de 1990.
O autarca afirmou que «Évora quer ser cada vez mais uma cidade educadora» e destacou a importância de cruzar educação, ciência, inovação e tecnologia no contexto da preparação da cidade para 2027, ano em que será Capital Europeia da Cultura.
A Câmara Municipal foi parceira das candidaturas apresentadas no concelho e comprometeu-se a manter o apoio na concretização dos projetos aprovados.
Ensino profissional com acesso ao ensino superior
Nas palavras proferidas, o ministro reforçou que a via profissional não exclui o acesso ao ensino superior, defendendo percursos flexíveis. Referiu que o Governo está a rever o enquadramento dos cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP), com alterações previstas ao regime de graus e diplomas.
Fernando Alexandre indicou ainda que as instituições de ensino superior aumentaram em 20% as vagas para diplomados destes cursos ingressarem em licenciaturas.
O Centro Tecnológico Especializado de Informática da Escola Gabriel Pereira passa, assim, a integrar a estratégia nacional de reforço do ensino profissional, com ligação às necessidades do mercado de trabalho e do desenvolvimento regional.
Fique de seguida com as imagens da visita:














































































