InícioAmbienteCalor: Ministra do Ambiente...

Calor: Ministra do Ambiente pede “economia de água” e admite apagões localizados

Maria da Graça Carvalho apelou à utilização apenas da água essencial e alertou para a possibilidade de sobrecargas na rede elétrica durante o período de temperaturas extremas.

A ministra do Ambiente e Energia pediu hoje à população para tentar fazer “uma economia de água” e “usar só mesmo a essencial” por causa do aviso vermelho devido ao calor.

Em declarações aos jornalistas na Galiza, Espanha, onde inaugurou uma nova interligação elétrica entre Portugal e Espanha, Maria da Graça Carvalho observou que há alguns concelhos onde se regista “uma utilização da água acima do normal”, pedindo à população alguma parcimónia.

“Não é uma questão de falta de água nos rios ou nas barragens, não é isso. É nos próprios sistemas de abastecimento porque há uma utilização acima do que é normal. Gostaria de passar essa mensagem às pessoas que tentem, o mais possível, fazer uma economia de água e usar só aquela que é mesmo essencial para a saúde e para o seu dia a dia”, afirmou a governante.

Maria da Graça Carvalho manifestou-se ainda preocupada, tal como “todo o governo”, com os incêndios.

A ministra referiu ainda a possibilidade de “sobrecarga da utilização da eletricidade”.

“Alguns países da Europa que têm sofrido uma onda de calor tiveram apagões locais devido à utilização da eletricidade. Nós temos uma rede estável e a linha que entrou hoje em funcionamento vem ainda aumentar essa estabilidade da rede”, observou.

Maria da Graça Carvalho disse esperar “não ter” qualquer apagão, mas admitiu que é “uma possibilidade”.

“É natural que uma sobrecarga de utilização de ar condicionado, de muita utilização elétrica, haja apagões localizados. Temos uma rede neste momento muito resiliente, mas não estamos livres disso poder acontecer, como aconteceu em França e em outros países da Europa”, disse.

O aviso vermelho devido ao calor foi alargado até domingo em 10 distritos do litoral e do interior sul do país, anunciou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o IPMA, o aviso vermelho, o mais grave numa escala de três, está hoje ativo nos distritos de Portalegre, Évora e Beja, assim como em Santarém e Lisboa, sendo que os últimos dois distritos passam a laranja (o segundo nível) às 23:00 de sexta-feira.

Na sexta-feira, estarão também sob aviso vermelho por causa do calor outros 10 distritos: Viana do Castelo, Porto, Braga, Coimbra, Aveiro, Leiria, Santarém, Portalegre, Évora e Beja. Em todos os casos este nível permanece ativo até às 06:00 de domingo.

O aviso vermelho surge numa altura em que Portugal continental atravessa num período de temperaturas elevadas, com máximas que podem chegar aos 44 graus Celsius (ºC) e mínimas entre os 24ºC e os 28ºC.

Na quarta-feira, a Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgou recomendações aos municípios para protegerem as populações das temperaturas elevadas e ondas de calor, alegando o “papel de proximidade essencial” que desempenham na preparação e resposta a esses fenómenos.

Segundo a DGS, as autarquias devem garantir, em parceria com várias entidades, a sinalização de pessoas mais vulneráveis, mantendo atualizada essa listagem, assim como realizar contactos preventivos e promover, sempre que possível, visitas domiciliárias.

Já ao nível das medidas comunitárias, a direção-geral aconselha que sejam abertos locais de abrigo temporário (zonas de arrefecimento) e disponibilizada água potável, garantindo o bom funcionamento dos bebedouros públicos, assim como recomenda o prolongamento dos horários de bibliotecas, piscinas e equipamentos climatizados de proximidade.

Para os espaços públicos, é sugerido que sejam reforçadas as zonas de sombra, instaladas estruturas temporárias de sombreamento e arrefecimento, e adaptados os horários dos trabalhos municipais realizados no exterior.

Por causa da onda de calor, os hospitais ativaram o nível mais baixo dos planos de contingência.

Mais notícias

Governo declara eixo elétrico entre Ferreira do Alentejo e Sines como projeto de imprescindível utilidade pública

O Governo declarou de imprescindível utilidade pública a implementação do eixo elétrico entre Ferreira...

Governo aprova programa com 23M€ previstos para intervenções no litoral alentejano até 2040

O Governo aprovou o Programa de Ação para Resiliência do Litoral 2040, que prevê...

Grupo Pró-Évora alerta que novas zonas para centrais solares podem alterar “radicalmente” a paisagem de Évora

O Grupo Pró-Évora considera que a eventual classificação da zona norte do concelho de...

Fenómeno “El Niño” já começou, vai até 2027 e deve ser forte – IPMA

As temperaturas no oceano Pacífico já estão em fase “El Niño” e devem continuar...

Entre telescópios e painéis solares, crianças de Estremoz exploram a natureza e a energia renovável

A Akuo promoveu, nos dias 9 e 14 de julho, duas iniciativas de sensibilização...

Organizações contestam criação de zonas de aceleração de renováveis em Évora

Duas organizações de Évora apontaram impactos negativos para o concelho da atual proposta de...

Candidaturas abertas até setembro para criação da Orquestra Regional do Alentejo

As candidaturas ao concurso para a criação da Orquestra Regional do Alentejo, com uma...

Governo fará tudo para proteger interesse estratégico da refinaria de Sines, segundo ministro

O ministro das Finanças disse hoje que o Governo está a acompanhar o processo...

BE exige esclarecimentos sobre impactos da refinaria de antimónio em Sines

O Bloco de Esquerda pediu hoje esclarecimentos sobre os impactos sociais e ambientais da...