InícioCulturaMinistério da Cultura lança...

Ministério da Cultura lança Bolsas Anuais de Criação Literária 2025

O Ministério da Cultura anunciou a abertura do Programa de Bolsas Anuais de Criação Literária 2025, uma iniciativa que visa fomentar a produção literária e teórico-crítica em língua portuguesa.

“Este programa constitui um reforço substancial no apoio à criação literária em Portugal, proporcionando condições mais favoráveis ao desenvolvimento de obras por parte dos escritores”, refere o Governo.

No âmbito desta edição, serão atribuídas 24 bolsas anuais, cada uma no montante de 15 mil euros.

Entre as principais alterações introduzidas, destaca-se a eliminação do regime de exclusividade, permitindo aos beneficiários conciliar a bolsa com outras atividades profissionais.

“Será também assegurada uma distribuição equitativa a nível regional, garantindo a atribuição de um número mínimo de bolsas por região NUTS II, com o propósito de promover a descentralização e mitigar as assimetrias territoriais”, refere o Ministério.

Outra inovação consiste na redução do período de inibição para nova candidatura, que passa de

três para dois anos para aqueles que tenham já beneficiado desta bolsa.

As Bolsas de Criação Literária terão uma duração de um ano e destinam-se a cidadãos nacionais ou residentes em Portugal que desenvolvam a sua produção literária em língua portuguesa.

“O programa de Bolsas Anuais de Criação Literária passa a contemplar as modalidades de poesia, ficção narrativa, dramaturgia e escrita teatral e ensaio”, explica o Governo.

O Ministério liderado por Dalila Rodrigues diz que o processo de candidatura foi simplificado, reduzindo prazos administrativos e facilitando a sua submissão.

A Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) será responsável pela coordenação do programa e pela atribuição das bolsas.

“A chamada à manifestação de interesse será publicada até ao final de março de 2025, com a abertura do concurso a ocorrer nos meses seguintes. O montante global do programa será de 360 mil euros, reafirmando o compromisso do Governo com o incentivo à criação literária em Portugal”, conclui.

Mais notícias

Noites do Jardim 2026 levam espetáculos a Mourão, Luz e Granja

As Noites do Jardim regressam em agosto ao concelho de Mourão, com quatro espetáculos...

Instituto Cultural de Évora promove fichas pedagógicas gratuitas sobre património e natureza

O Instituto Cultural de Évora (ICÉ) e o Repositório Pedagógico promovem o Ciclo de...

Alentejo 2030 disponibiliza 5,3M€ para recuperação de património histórico

O programa Alentejo 2030 tem abertas candidaturas para apoiar investimentos de valorização cultural e...

14.º Festival Internacional de Cinema de Marvão e Valencia de Alcántara regressa de 7 a 15 de agosto

O 14.º Festival Internacional de Cinema de Marvão e Valencia de Alcántara decorre entre...

Alvalade Medieval regressa em setembro com o tema “Da Maleita à Cura”

O Alvalade Medieval regressa à vila de Alvalade, no concelho de Santiago do Cacém,...

Festival de Arronches regressa em agosto com 15 concertos e programação para todas as idades

O Festival de Arronches regressa nos dias 7, 8 e 9 de agosto para...

Luís Trigacheiro atua este sábado nas Festas de Agosto de Redondo

As Festas de Agosto de Redondo prosseguem este sábado, 1 de agosto, com um...

Guitolão e contrabaixo cruzaram sonoridades nos Jardins do Paço Ducal de Vila Viçosa (c/fotos)

Os Jardins do Paço Ducal de Vila Viçosa receberam, esta sexta-feira, 31 de julho,...

Obra de Luísa Ducla Soares em exposição na Biblioteca Municipal de Redondo

A Biblioteca Municipal de Redondo acolhe, entre os dias 4 e 31 de agosto,...