O Município de Vila Viçosa, em parceria com a Forestimpact e o projeto Alemrisco, levou a efeito uma ação de plantação de uma minifloresta, em Vila Viçosa, no loteamento de São Domingos.
A ação decorreu na manhã deste domingo e tratou-se de uma plantação de uma minifloresta através método do botânico Japonês Miyawaki, tendo-se centrado na plantação de espécies nativas com um compasso de plantação muito denso (3 a 5 plantas por m2) de estrato arbóreo, arbustivo, sub-arbustivo e herbáceo.
Prevê-se um crescimento mais rápido das plantas e pela sua diversidade, uma maior captação de carbono. O referido método proporciona variedade de alimentos, insetos, anfíbios, etc. E será utilizado, pela primeira vez, nesta região.
Em declarações aos jornalistas, o presidente da Câmara de Vila Viçosa, Inácio Esperança, explicou que “esta ação ocorre no âmbito do projeto AlémRisco e em parceria com a Forestimpact e consiste na plantação de florestas com árvores autóctones e meios urbanos”, acrescentando que “a ideia é a comunidade envolver-se na plantação da floresta e ficarem em meio urbano com uma floresta com árvores autóctones e com pouco consumo de água, ou seja, vamos ter aqui uma floresta ecológica”.
“Entendemos que aqui seria uma boa zona para fazer uma zona de sombreado e de floresta para também para que as crianças e as pessoas contactassem com várias espécies de árvores autóctones e vissem crescer uma floresta em meio urbano”, referiu o autarca.
Para Inácio Esperança, com esta ação “é também uma forma de chamar a atenção para os problemas ambientais e para todos pensarmos que tipo de planeta queremos deixar para as gerações futuras”.
Fique de seguida com as imagens desta ação, numa reportagem de Hugo Calado:
































