Sábado, Abril 1, 2023
Pub

Minifloresta foi plantada em Vila Viçosa com técnica japonesa e que alertou para questões ambientais (c/fotos)

- Publicidade -
- Publicidade -

O Município de Vila Viçosa, em parceria com a Forestimpact e o projeto Alemrisco, levou a efeito uma ação de plantação de uma minifloresta, em Vila Viçosa, no loteamento de São Domingos.

A ação decorreu na manhã deste domingo e tratou-se de uma plantação de uma minifloresta através método do botânico Japonês Miyawaki, tendo-se centrado na plantação de espécies nativas com um compasso de plantação muito denso (3 a 5 plantas por m2) de estrato arbóreo, arbustivo, sub-arbustivo e herbáceo.

Prevê-se um crescimento mais rápido das plantas e pela sua diversidade, uma maior captação de carbono. O referido método proporciona variedade de alimentos, insetos, anfíbios, etc. E será utilizado, pela primeira vez, nesta região.

Em declarações aos jornalistas, o presidente da Câmara de Vila Viçosa, Inácio Esperança, explicou que “esta ação ocorre no âmbito do projeto AlémRisco e em parceria com a Forestimpact e consiste na plantação de florestas com árvores autóctones e meios urbanos”, acrescentando que “a ideia é a comunidade envolver-se na plantação da floresta e ficarem em meio urbano com uma floresta com árvores autóctones e com pouco consumo de água, ou seja, vamos ter aqui uma floresta ecológica”.

Entendemos que aqui seria uma boa zona para fazer uma zona de sombreado e de floresta para também para que as crianças e as pessoas contactassem com várias espécies de árvores autóctones e vissem crescer uma floresta em meio urbano”, referiu o autarca.

Para Inácio Esperança, com esta ação “é também uma forma de chamar a atenção para os problemas ambientais e para todos pensarmos que tipo de planeta queremos deixar para as gerações futuras”.

Fique de seguida com as imagens desta ação, numa reportagem de Hugo Calado:

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

As mais vistas

- Publicidade -

Mais notícias

Tauromaquia: Em agosto volta a haver corrida de touros em Póvoa e Meadas

A Praça de Touros de Póvoa e Meadas, no concelho de Castelo de Vide, volta a acolher uma corrida de touros em Agosto, revelou-nos...

Em Estremoz debateu-se o “novo paradigma dos incêndios” (c/fotos)

O Teatro Bernardim Ribeiro, em Estremoz, acolheu, este sábado, um seminário sobre o “Novo Paradigma dos Incêndios Rurais”. Este evento integrado nas comemorações dos 90...