A 15.ª edição do Congresso das Açordas decorre este fim-de-semana em Portel, no distrito de Évora, prometendo promover as “mil e uma formas de fazer uma açorda.”
Organizado anualmente por este município alentejano, o programa do certame inclui colóquios, exposições, gastronomia e animação popular.
José Manuel Grilo, presidente da Câmara de Portel, disse a’ODigital.pt que “estamos com boas expectativas em relação a este Congresso das Açordas, que promove aquilo que é a nossa identidade e que é característico em Portugal, nomeadamente o pão, as ervas aromáticas e o azeite tem um papel importante e dá para confecionar as mil e uma formas de fazer uma açorda”.
Segundo o autarca, o Congresso “continua a ser um programa transversal, além da gastronomia que vamos ter ali de sexta até o domingo, vamos servir ali as nossas açordas com cinco restaurantes, depois também temos sempre o nosso canto alentejano, o fado e também aquilo que é a nossa música popular”.
José Manuel Grilo destacou ainda a realização de uma conferência “onde será discutido aquilo que as açordas também podem contribuir para o turismo e para e para a nossa região e até mesmo para a saúde das pessoas”, acrescentando que “vamos também refletir sobre a certificação das açordas, pois será uma maneira de certificar a identidade do povo alentejano”.
“Na confeção das açordas tem-se tentado guardar aquilo que é tradicional, mas também te havido uma evolução na maneira de confecionar, pois, como todos sabem há a açorda de alho, mas ao longo dos anos têm surgido vários tipos de açorda como a açorda de espinafres, de tomate, de cação, entre outras”, frisou o edil.
O presidente da Câmara de Portel terminou referindo que no “certame que começa esta sexta-feira vamos ter cinco restaurantes que vão disponibilizar vários tipos de açorda, mas vamos ter ainda produtos tradicionais desde o vinho, o mel, o azeite, os enchidos, entre outros produtos.“
Fique de seguida com o programa completo:
