Mértola: Portugal Wildscapes promove fim-de-semana dedicado às aves do Guadiana

aves do guadiana

A Portugal Wildscapes promove, entre os dias 13 e 14 de novembro, um evento que permitirá sair à descoberta das aves do Vale do Guadiana.

São dois dias de atividades que incluem passeios de observação de aves, sessões de anilhagem científica, workshops para famílias e, ainda, o lançamento oficial do Guia Where to Watch Birds in Southern Portugal.

O Fim de Semana das Aves marca o início das celebrações da criação do Parque Natural do Vale do Guadiana, que comemora 26 anos no dia 18 de Novembro.

As atividades começam na manhã de sábado, dia 13, com uma sessão de anilhagem científica na Herdade de Alagães (João Serra, Mértola), seguida de uma caminhada para observar a avifauna da Herdade.

À tarde, ainda na Herdade, decorrerá um workshop de construção de caixas-ninho para as aves dos pinhais, com a colaboração da Associação Montícola. Os observadores de aves podem optar por partir em busca das “Aves das Estepes”, num passeio guiado por João Jara, Hélder Costa e Ray Tipper, e início marcado no Observatório do Lince-Ibérico (Igreja de São João dos Caldeireiros).

No domingo, dia 14, as aves dividem as atenções com o lince-ibérico, num passeio pelo território do lince, guiado por representantes do Parque Natural do Vale do Guadiana do CRIA (Centro em Rede de Investigação em Antropologia) e guias especialistas em aves. O ponto de partida é a vila de Mértola.

A manhã de domingo termina na Nossa Senhora de Aracellis, com o lançamento oficial do Guia Where to Watch Birds in Southern Alentejo, onde estarão presentes os autores João Jara, Hélder Costa e Ray Tipper. O Guia, produzido pelo Município de Mértola, visa promover internacionalmente o sul de Portugal enquanto destino de birdwatching (observação de aves). A última saída de campo do Fim de Semana vai levar os participantes em descoberta das “Aves Rupícolas”.

A participação nas atividades é gratuita, mas as inscrições são obrigatórias no website www.portugalwildscapes.com .

O Fim de Semana das Aves é uma iniciativa promovida pela Portugal Wildscapes em parceria com o Município de Mértola, o ICNF – PNVG, a Associação Montícola e a Birds & Nature, e é cofinanciada pelo Programa Operacional Regional do Alentejo.