InícioAlentejoAlto AlentejoMau tempo: Um desalojado...

Mau tempo: Um desalojado e mais de 150 ocorrências no distrito de Portalegre

Um homem, de 60 anos, ficou hoje desalojado no concelho de Crato, distrito de Portalegre, na sequência do mau tempo, tendo a Proteção Civil registado naquela região mais de 150 ocorrências entre as 00:00 e as 08:00.

Um homem, de 60 anos, ficou hoje desalojado no concelho de Crato, distrito de Portalegre, na sequência do mau tempo, tendo a Proteção Civil registado naquela região mais de 150 ocorrências entre as 00:00 e as 08:00.

Em declarações à agência Lusa, o comandante sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo, Rui Conchinha, explicou que o homem que ficou desalojado na freguesia de Gáfete, na sequência dos ventos fortes que danificaram o telhado da habitação, e, entretanto, foi realojado em casa de familiares.

Contactado pela Lusa, o presidente da Câmara do Crato, Joaquim Diogo, explicou que já foi encontrada uma nova casa para o homem, num trabalho desenvolvido em articulação entre os familiares e o município.

De acordo com Rui Conchinha, entre as 00:00 e as 08:00 de hoje foram registadas 154 ocorrências no distrito de Portalegre, a maioria delas relacionadas com quedas de árvores.

“Registámos 80 quedas de árvores, 13 movimentos de massa, 14 limpezas de via, cinco inundações e algumas quedas de estruturas”, número que ainda está por contabilizar, indicou, ressalvando que estes são ainda “totais preliminares”.

A passagem da depressão Kristin durante a madrugada provocou também o encerramento de escolas nos concelhos de Gavião e Avis.

A Escola Básica e Secundária Mestre de Avis, em Benavila, no concelho de Avis, é uma delas, porque se encontra sem eletricidade, não sendo possível assegurar o fornecimento de refeições escolares, informou a câmara.

Também a Câmara de Gavião, em comunicado, revelou ter decidido encerrar as escolas do concelho e apelou à “compreensão de todos” os munícipes.

Ao início da manhã, o presidente da Câmara de Nisa, José Dinis Serra, indicou à Lusa que “praticamente todas as estradas municipais” do concelho estavam “obstruídas”, devido à queda de ramos e árvores, decorrendo trabalhos para desobstrução das vias.

O autarca indicou ainda que a Estrada Nacional 18 (EN18) entre Vila Velha de Ródão, distrito de Castelo Branco, e Nisa estava cortada ao trânsito, devido à queda de eucaliptos, estando o município articulado com as Infraestruturas de Portugal (IP) no sentido de resolver o problema.

Além de prejuízos em algumas coberturas de prédios no centro da vila sede de concelho, mas sem registo de feridos ou de desalojados, José Dinis Serra lamentou a destruição de um elemento decorativo identitário do concelho, designado como “a bilha” de Nisa.

Trata-se de uma bilha metálica de grandes dimensões, em homenagem às tradicionais bilhas de barro empedradas do concelho.

“Está destruída, foi completamente removida do sítio de origem. Há que a recuperar, evidentemente”, argumentou o autarca.

Em Portalegre, no decorrer da reunião de câmara que a Lusa seguiu através das redes sociais, a presidente do município, Fermelinda Carvalho, explicou que as rajadas de vento arrancaram árvores, provocaram cortes de estrada e causaram danos materiais em infraestruturas públicas e privadas.

No bairro do Atalaião, naquela cidade, a força do vento levantou parte das coberturas de vários prédios, projetando destroços que atingiram automóveis que estavam estacionados.

Mais a sul, no mesmo distrito, a Câmara de Elvas divulgou nas suas redes sociais que o mau tempo provocou estragos na cobertura das bancadas do Campo Semedo, no complexo municipal da cidade, o que provocou o encerramento ao público do equipamento.

A passagem da depressão Kristin pelo território português provocou dois mortos e vários desalojados, com a Proteção Civil a registar mais de 2.600 ocorrências pelo país, durante a madrugada e manhã de hoje.

Mais notícias

Veículo pesado de mercadorias despista-se na EN4 em Borba

Um veículo pesado de mercadorias despistou-se hoje de manhã na Estrada Nacional 4 (EN4)...

Nisa: Incêndio perto de Alpalhão mobiliza meios aéreos e cerca de uma centena de operacionais

Um incêndio deflagrou esta quarta-feira, dia 8 de julho, perto de Alpalhão, no concelho...

Évora: Incêndio em Valverde mobiliza meios aéreos e mais de uma centena de operacionais

Um incêndio deflagrou esta quarta-feira, dia 8 de julho, em Valverde, no concelho de...

Encontrado corpo do jovem de 16 anos desaparecido no rio Guadiana em Mértola

O corpo do jovem de 16 anos que desapareceu hoje nas águas do rio...

Pessoa desaparecida no Guadiana em Mértola é um rapaz de 16 anos

A pessoa que desapareceu hoje nas águas do rio Guadiana, na zona de Mértola,...

Autoridades procuram homem desaparecido no rio Guadiana em Mértola

Um homem está hoje desaparecido nas águas do rio Guadiana, na zona de Mértola,...

Proteção Civil alerta para perigo de incêndio rural devido ao calor e vento forte

O Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Central emitiu, esta quarta-feira,...

Rui Conchinha é o novo Comandante Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo

Rui Manuel Ginja Conchinha é o novo Comandante Regional de Emergência e Proteção Civil...

Fuga de cloro gás em ETA no concelho de Aljustrel faz um ferido ligeiro

Um funcionário da empresa Águas Públicas do Alentejo sofreu hoje ferimentos ligeiros na sequência...