InícioAlentejoBaixo AlentejoMau tempo: Casal e...

Mau tempo: Casal e filho desalojados após casa desabar parcialmente em Ourique

Um casal, com cerca de 70 anos, e o filho, de 40, ficaram desalojados depois de a casa onde viviam ter desabado devido ao mau tempo, em Ourique.

Um casal, com cerca de 70 anos, e o filho, de 40, ficaram hoje desalojados depois de a casa onde viviam ter desabado parcialmente devido ao mau tempo, no concelho de Ourique, distrito de Beja, foi divulgado.

Fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Baixo Alentejo indicou à agência Lusa que o alerta para o desabamento parcial desta habitação foi dado às autoridades às 07:57.

Contactado pela Lusa, o comandante dos Bombeiros de Ourique, Mário Batista, referiu à Lusa que a casa, situada no lugar de Foros da Favela, a cerca de oito quilómetros da vila, ficou sem condições de habitabilidade.

A habitação “tem paredes em taipa” e as chuvas intensas podem ter originado “infiltrações de água” na estrutura, que provocaram o desabamento parcial, apontou.

Igualmente contactado pela Lusa, o presidente da Câmara de Ourique, Marcelo Guerreiro, salientou que os três moradores, um casal, com cerca de 70 anos, e o filho, de 40, vão ser realojados temporariamente numa casa do município.

As operações de socorro mobilizaram os Bombeiros de Ourique e o Serviço Municipal de Proteção Civil.

No distrito de Beja, várias estradas estão cortadas ao trânsito devido ao mau tempo.

Em Castro Verde, a câmara municipal informou que estão interditas as estradas Estação de Ourique/Aivados – Conceição (concelho de Ourique), Geraldos – Monte Cerro, Rolão – Viseus e Entradas – São Marcos da Ataboeira.

Já no concelho de Aljustrel, estão encerradas as estradas entre a sede de concelho e Montes Velhos e entre esta povoação e Corte Vicente Anes, assim como de Jungeiros para o concelho de Santiago do Cacém.

Também a Estrada Nacional 18 (EN18) no troço que liga Ervidel a Beja encontra-se fechada ao trânsito.

No concelho de Alvito, de acordo com a informação divulgada pela autarquia, está condicionado o trânsito na EN383, entre Vila Nova da Baronia e Torrão, devido a “inundações em zonas baixas próximas das ribeiras”.

A Estrada Municipal 353 (EM353) na zona da Fonte da Telha está igualmente cortada ao trânsito, assim como a Ponte do Azinhal, em Vila Nova da Baronia, neste concelho, devido ao alagamento das vias.

Em Odemira, foi interdita a circulação a todos os veículos na EM501, no troço entre a Choça e a Ponte do Selão, na freguesia de São Teotónio, “devido ao deslizamento de parte da plataforma rodoviária”.

Já no concelho de Beja, estão temporariamente intransitáveis a estrada entre Vila Azedo e Neves, a das Apolinárias, a do Padrão, a EM529 entre Vila Galé e Monte da Juliana e o troço EN391 entre Salvada e Quintos.

Todos os distritos de Portugal continental estão hoje e quinta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte, passando a aguaceiros, devido à passagem da depressão Leonardo, segundo o IPMA.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informou na terça-feira em comunicado que as ondulações frontais associadas à depressão Leonardo irão afetar o estado do tempo em Portugal continental até sábado, com períodos em que a precipitação será persistente e por vezes forte, queda de neve nas terras altas do Norte e Centro, vento forte e agitação marítima forte.

Portugal enfrenta hoje a chegada de uma nova tempestade, ainda com populações privadas de eletricidade e a precisar de ajuda, após uma semana de chuva intensa e ventos fortes que causaram 10 mortes e deixaram 68 concelhos em calamidade.

Mais notícias

Pagamentos em atraso da Câmara de Évora quase duplicaram em 2025

Os pagamentos em atraso da Câmara Municipal de Évora quase duplicaram em 2025, passando...

Ourique leva cante alentejano ao Panteão Nacional com concerto do GeraCante

O Panteão Nacional, em Lisboa, recebe este sábado, 4 de julho, o concerto de...

TerrAlimenta 2.0 quer criar uma bacia alimentar sustentável no Baixo Alentejo

O projeto TerrAlimenta 2.0 quer criar uma bacia alimentar sustentável no Baixo Alentejo, aproximando...

Câmara de Ourique vai reabilitar antiga Segurança Social para criar quatro habitações

A Câmara Municipal de Ourique vai reabilitar o antigo edifício da Segurança Social, situado...

Autarca de Ourique Marcelo Guerreiro é novo presidente do PS do Baixo Alentejo

O autarca Marcelo Guerreiro, presidente da Câmara de Ourique, venceu na sexta-feira as eleições...

Ourique recebe Jornadas Técnicas de Produção de Ovinos nos dias 24 e 25 de junho

Ourique volta a receber, nos dias 24 e 25 de junho, as Jornadas Técnicas...

Bootcamp Aquático em Ourique decorre de 1 a 3 de julho para crianças dos 6 aos 11 anos

A Câmara Municipal de Ourique promove, entre os dias 1 e 3 de julho,...

Cáritas de Évora apoia 45 famílias afetadas pelas cheias em Alcácer do Sal e equipas continuam no terreno

A Cáritas Arquidiocesana de Évora apoiou 45 famílias afetadas pelas cheias registadas no concelho...

Concurso de 950 mil euros prevê obras na ER389 entre Odemira e Ourique

A Infraestruturas de Portugal lançou um concurso público para a conservação corretiva do pavimento...