Material informático da “Escola Digital” começa a chegar às escolas esta semana

Escola Digital

O Ministério da Educação anunciou que os equipamentos informáticos do programa “Escola Digital”, começam a chegar aos estabelecimentos de ensino esta semana.

Trata-se de uma medida que já tinha sido anunciada pelo Governo, com vista a alcançar a meta da “Universalização da Escola Digital”, o Ministério da Educação implementará, a partir do corrente ano letivo, medidas que permitirão incrementar esta estratégia, faseadamente.

O programa Escola Digital assenta em quatro pilares (equipamentos, conetividade, capacitação dos professores e recursos pedagógicos digitais), dos quais aqui se destacam o acesso a equipamentos e a conetividade.

A nível infraestrutural, as escolas públicas serão dotadas de computadores, conetividade e licenças de software, que começam a chegar às escolas públicas de forma progressiva.

O Ministério da Educação explica que “num primeiro momento será dada particular atenção aos alunos abrangidos por apoios no âmbito da Ação Social Escolar, iniciando-se com os alunos do escalão A que frequentam o ensino secundário, priorizando aqueles que não têm acesso a equipamentos eletrónicos em casa.”

A Secretária-geral da Educação e Ciência (SGEC) é a entidade responsável pelo fornecimento dos equipamentos aos Agrupamentos de Escolas/Escolas não Agrupadas (AE/ENA) que, por sua vez, ficam encarregues de os ceder aos beneficiários. Este processo requer a entrega do equipamento na sede de cada AE/ENA, a assinatura de um

Acordo de Cooperação sobre a utilização de equipamentos informáticos, entre os respetivos AE/ENA e a SGEC, bem como a assinatura de um Auto de Entrega pelo Encarregado de Educação do aluno a quem for atribuído o kit.

Cada kit é composto por um computador portátil, auscultadores com microfone, uma mochila, um hotspot e um cartão SIM, que garante a conetividade a partir de qualquer ponto do país (pressupondo uma utilização responsável de dados móveis). Foram definidos três tipos de computador: 1) 1º ciclo do ensino básico; 2) 2º e 3º ciclos do ensino básico; e 3) ensino secundário. Os tipos de equipamentos foram ajustados às necessidades de utilização expectável de cada nível educativo em contexto de aprendizagem.

Para garantir a rastreabilidade das respetivas entregas e a monitorização do processo, cada AE/ENA terá acesso ao sistema de registo online “Escola Digital – Registo de Equipamentos” disponível no endereço: https://registoequipamento.escoladigital.mineduc.pt/, através do username e password já utilizados para acesso à MISI.

Neste sistema deverá ser registada a associação entre o equipamento e o/a aluno/a a quem o mesmo foi cedido. Neste momento já estão inseridos no sistema os alunos matriculados em cada escola e, à medida que as entregas forem sendo feitas em cada AE/ENA, serão também carregados, de forma automática, os respetivos equipamentos.

Desta forma, fica facilitado o registo da receção dos equipamentos por parte das escolas, sendo apenas necessário estabelecer a respetiva ligação aluno-equipamento.

Paralelamente, será necessário construir um arquivo físico com todos os Autos de Entrega, que deverão ser também carregados no referido sistema de registo online, em suporte digital.