Sexta-feira, Agosto 19, 2022
Pub
Pub

Marvão volta a receber a Feira da Castanha – Festa do Castanheiro. Conheça o programa completo

- Publicidade -
- Publicidade -

Nos dias 9 e 10 de Novembro, o Município de Marvão promove a 36ª edição da Feira da Castanha – Festa do Castanheiro, em homenagem a uma espécie endógena do concelho e da região, o castanheiro, e o seu fruto, a castanha (certificada como produto de Denominação de Origem Protegida – DOP).

Segundo a autarquia, este evento tem o “intuito de preservar, valorizar e divulgar os produtos endógenos do concelho, na festa em que a castanha é rainha, ao longo deste fim-de-semana celebra-se a colheita de um fruto de caraterísticas únicas, proporcionadas pelo microclima da Serra de São Mamede.”

Durante dois dias, a Feira da Castanha transforma a vila de Marvão numa autêntica montra do mundo rural, onde se pode encontrar o que de melhor se produz no concelho, como os frutos secos, os enchidos, azeite, licores, vinho, queijos, compotas ou doces regionais.

Em diversos espaços públicos e particulares será possível encontrar artesãos, entre os quais, os que trabalham os bordados tradicionais com casca de castanha, ou a cestaria em madeiro de castanheiro. Um artesanato que tem como matéria-prima o castanheiro e que faz parte do património cultural marvanense.

Como é hábito, nos Largos do Terreiro, de Santa Maria, do Pelourinho e do Espírito Santo vão estar situados os quatro tradicionais magustos com a melhor castanha assada e vinho da região.

A animação do evento está assegurada com a presença de grupos folclóricos, de música popular portuguesa, fanfarras, grupos de bombos, de cante alentejano, animação circense e teatro de rua. Para o palco principal estão agendadas as atuações de Iran Costa, Os Dona Zéfinha, Cristiana Sá & Companhia e dos marvanenses Cant’Areias.

A entrada na Feira da Castanha tem um fim solidário: custa um euro e a receita reverte, na sua totalidade, para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Marvão.

Para comodidade de quem visita a Feira da Castanha, o Município e a Rodoviária do Alentejo disponibilizam um serviço de transporte coletivo regular (custo de 1,50€ ida e volta), com pontos de partida na Portagem, em Santo António das Areias e na Beirã, onde existem diversos parques de estacionamento.

Fique de seguida com o programa completo:

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

As mais vistas

Mais notícias

Campanha de cereais de inverno foi a 2.ª pior dos últimos 105 anos

A seca contribuiu para a segunda pior campanha de cereais de inverno dos últimos 105 anos, de acordo com as previsões agrícolas, divulgadas pelo...

Registo de galinhas poedeiras obrigatório em setembro

Os criadores de galinhas poedeiras estão obrigados a registar os seus animais em setembro, com exceção dos estabelecimentos com menos de 350 aves, indicou...