Marvão volta a receber a Feira da Castanha – Festa do Castanheiro. Conheça o programa completo

Nos dias 9 e 10 de Novembro, o Município de Marvão promove a 36ª edição da Feira da Castanha – Festa do Castanheiro, em homenagem a uma espécie endógena do concelho e da região, o castanheiro, e o seu fruto, a castanha (certificada como produto de Denominação de Origem Protegida – DOP).

Segundo a autarquia, este evento tem o “intuito de preservar, valorizar e divulgar os produtos endógenos do concelho, na festa em que a castanha é rainha, ao longo deste fim-de-semana celebra-se a colheita de um fruto de caraterísticas únicas, proporcionadas pelo microclima da Serra de São Mamede.”

Durante dois dias, a Feira da Castanha transforma a vila de Marvão numa autêntica montra do mundo rural, onde se pode encontrar o que de melhor se produz no concelho, como os frutos secos, os enchidos, azeite, licores, vinho, queijos, compotas ou doces regionais.

Em diversos espaços públicos e particulares será possível encontrar artesãos, entre os quais, os que trabalham os bordados tradicionais com casca de castanha, ou a cestaria em madeiro de castanheiro. Um artesanato que tem como matéria-prima o castanheiro e que faz parte do património cultural marvanense.

Como é hábito, nos Largos do Terreiro, de Santa Maria, do Pelourinho e do Espírito Santo vão estar situados os quatro tradicionais magustos com a melhor castanha assada e vinho da região.

A animação do evento está assegurada com a presença de grupos folclóricos, de música popular portuguesa, fanfarras, grupos de bombos, de cante alentejano, animação circense e teatro de rua. Para o palco principal estão agendadas as atuações de Iran Costa, Os Dona Zéfinha, Cristiana Sá & Companhia e dos marvanenses Cant’Areias.

A entrada na Feira da Castanha tem um fim solidário: custa um euro e a receita reverte, na sua totalidade, para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Marvão.

Para comodidade de quem visita a Feira da Castanha, o Município e a Rodoviária do Alentejo disponibilizam um serviço de transporte coletivo regular (custo de 1,50€ ida e volta), com pontos de partida na Portagem, em Santo António das Areias e na Beirã, onde existem diversos parques de estacionamento.

Fique de seguida com o programa completo:

Veja também:

Município de Marvão lança concurso de mais de 251 mil euros para melhorar eficiência energética da Piscina Coberta

O Município de Marvão lançou um concurso público para a empreitada de melhoria da...

PS quer reconversão florestal na Serra de São Mamede com aposta no castanheiro

O PS recomendou ao Governo a plantação de espécies autóctones, principalmente castanheiros, em 190...

Candidatura das Fortalezas da Raia a Património Mundial proposta para revisão

O Comité do Património Mundial da UNESCO, a reunir-se em julho, vai analisar a...

Incêndios: Autarcas acreditam que serra de São Mamede está preparada para verão

Os municípios que asseguram a congestão do Parque Natural da Serra de São Mamede...

Homem de 51 anos morre em despiste de bicicleta em Marvão

Um homem de 51 anos morreu hoje na sequência do despiste da bicicleta em...

Marvão: Beirã vai ter novo espaço público junto à incubadora após concurso de 169 mil euros

A Câmara Municipal de Marvão lançou um concurso público para a empreitada de qualificação...

Governo lança apoios à pastorícia para prevenir incêndios e abrange várias freguesias do Alentejo

O Governo aprovou um novo regime de apoios à instalação de produtores pecuários e...

Vila Viçosa promove passeios culturais para reformados e pensionistas com inscrições até 13 de abril

O Município de Vila Viçosa anunciou a abertura de inscrições para um conjunto de...

Presidenciais 2026 – 2ª Volta: Resultados – Concelho de Marvão

Realizaram-se hoje as Eleições Presidenciais. Fique de seguida com os resultados do concelho de...