A Malvada Associação Artística abriu inscrições para o Laboratório de Teatro e de Criação & Espetáculo-Instalação, que decorrerá entre 16 de setembro e 13 de outubro de 2025, no Salão Central Eborense e na Arena d’Évora.
A iniciativa integra o processo criativo do projeto transcultural «LÍNGUAS», com criação de Ana Luena e José Miguel Soares e texto original de Ondjaki. O laboratório combina formação prática, ensaios e participação na apresentação pública do espetáculo-instalação, prevista para outubro, em Évora.
O projeto «LÍNGUAS» explora a polissemia da palavra «língua» em português, enquanto idioma e órgão humano, cruzando dimensões imagéticas, sensoriais e culturais. A proposta artística desenvolve-se em torno das intersecções linguísticas e culturais associadas aos movimentos migratórios e à integração social.
O programa inclui exercícios de improvisação, composição e construção de cenas, envolvendo áreas como teatro, performance, vídeo e fotografia. Os participantes terão contacto direto com metodologias da prática teatral e com profissionais das áreas técnicas e artísticas, integrando ativamente o processo criativo.
As sessões decorrem em dois espaços distintos. Entre 16 e 25 de setembro de 2025, a Arena d’Évora acolhe os primeiros encontros, às terças, quartas e quintas-feiras, das 18h30 às 21h00. De 1 a 8 de outubro, no Salão Central Eborense, realizam-se os ensaios do espetáculo. A apresentação pública terá lugar nos dias 10 e 11 de outubro, estando reservada uma sessão especial para escolas e grupos organizados no dia 13 de outubro.
O laboratório destina-se a participantes a partir dos 10 anos, sem limite máximo de idade. A inscrição deve indicar eventuais condicionantes de horários para melhor planificação. A participação nos ensaios corridos e apresentações, entre 7 e 13 de outubro, é obrigatória.



















