InícioCulturaMalvada Associação Artística abre...

Malvada Associação Artística abre inscrições para laboratório de teatro e criação em Évora

A Malvada Associação Artística abriu inscrições para o Laboratório de Teatro e de Criação & Espetáculo-Instalação, que decorrerá entre 16 de setembro e 13 de outubro de 2025, no Salão Central Eborense e na Arena d’Évora.

A iniciativa integra o processo criativo do projeto transcultural «LÍNGUAS», com criação de Ana Luena e José Miguel Soares e texto original de Ondjaki. O laboratório combina formação prática, ensaios e participação na apresentação pública do espetáculo-instalação, prevista para outubro, em Évora.

O projeto «LÍNGUAS» explora a polissemia da palavra «língua» em português, enquanto idioma e órgão humano, cruzando dimensões imagéticas, sensoriais e culturais. A proposta artística desenvolve-se em torno das intersecções linguísticas e culturais associadas aos movimentos migratórios e à integração social.

O programa inclui exercícios de improvisação, composição e construção de cenas, envolvendo áreas como teatro, performance, vídeo e fotografia. Os participantes terão contacto direto com metodologias da prática teatral e com profissionais das áreas técnicas e artísticas, integrando ativamente o processo criativo.

As sessões decorrem em dois espaços distintos. Entre 16 e 25 de setembro de 2025, a Arena d’Évora acolhe os primeiros encontros, às terças, quartas e quintas-feiras, das 18h30 às 21h00. De 1 a 8 de outubro, no Salão Central Eborense, realizam-se os ensaios do espetáculo. A apresentação pública terá lugar nos dias 10 e 11 de outubro, estando reservada uma sessão especial para escolas e grupos organizados no dia 13 de outubro.

O laboratório destina-se a participantes a partir dos 10 anos, sem limite máximo de idade. A inscrição deve indicar eventuais condicionantes de horários para melhor planificação. A participação nos ensaios corridos e apresentações, entre 7 e 13 de outubro, é obrigatória.

Mais notícias

Universidade de Évora promove concerto solidário de flamenco para apoiar estudantes

A Universidade de Évora promove, no próximo domingo, 12 de julho, um concerto solidário...

Monsaraz Museu Aberto arranca com Edmundo Inácio e Switchdance

A 26.ª Bienal Cultural Monsaraz Museu Aberto começa este sábado, 11 de julho, com...

Marvão: Feira do Livro de regresso ao Salão Nobre dos Paços do Concelho

A Câmara de Marvão, no distrito de Portalegre, vai promover a partir de quarta-feira...

Elvas: Forte da Graça acolhe exposição de desenhos de José Pimenta

O Forte da Graça em Elvas, no distrito de Portalegre, tem patente ao público...

Do Forte da Graça a Noudar, a Monsaraz e Vila Viçosa: Livro reúne fortificações num percurso pela Raia

A história e o património militar da fronteira entre Portugal e Espanha estão reunidos...

Odemira: Buba Espinho, Miguel Gameiro e Toy “cabeças de cartaz” da FACECO

Buba Espinho, Miguel Gameiro & Pólo Norte e Toy são os “cabeças de cartaz”...

Mora: Flamenco Open, Pedro Moutinho e Sangre Ibérico no Festival Música no Rio

O grupo Flamenco Open, Pedro Moutinho e Sangre Ibérico vão atuar na edição deste...

Festas de Santa Catarina levam quatro dias de música, tradição e garraiadas a Pardais (Vila Viçosa)

As Festas em Honra de Santa Catarina vão decorrer em Pardais, no concelho de...

Insolvências aumentam em Beja, Évora e Portalegre no primeiro semestre de 2026

Os distritos de Beja, Évora e Portalegre registaram um aumento das insolvências declaradas durante...