Terça-feira, Agosto 16, 2022
Pub
Pub

Mais de duas dezenas de municípios alentejanos já têm Estratégia Local de Habitação validada

- Publicidade -
- Publicidade -

O Governo anunciou, esta semana, que mais de metade dos municípios portugueses já têm Estratégia Local de Habitação validada pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, no âmbito do 1º Direito.

De acordo com a informação disponibilizada, são neste momento 167 autarquias com soluções habitacionais em curso para 46 495 famílias a viver em situações indignas de Habitação. As restantes autarquias já têm Estratégia Local de Habitação em elaboração.

Os acordos assinados definem um montante global máximo de investimento de 2 876 942 237,17 euros, dividido entre entidade beneficiária e IHRU.

Explica o Governo que através do Programa de Recuperação e Resiliência, 26 000 destas soluções habitacionais serão financiadas a 100% a fundo perdido. As remanescentes serão financiadas com partilha de encargos entre o IHRU e o município, como definido nos respetivos acordos de colaboração.

Para a secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves, o programa 1º Direito chegou agora à sua fase mais visível, “com os municípios a executar as respetivas estratégias e com obra no terreno por todo o país, aproximando-nos do objetivo final de construir um parque habitacional público robusto e deste modo dar a todos uma habitação adequada e digna”

Integrado na Nova Geração de Políticas de Habitação (NGPH), o programa 1.º Direito visa a promoção de soluções habitacionais para as famílias mais carenciadas e sem alternativa habitacional.

No que diz respeito ao Alentejo, já são 23 os municípios já têm Estratégia Local de Habitação validada pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, no âmbito do 1º Direito.

Município
Évora
Marvão
Grândola 
Alvito
Elvas
Avis
Aljustrel
Reguengos de Monsaraz 
Viana do Alentejo
Campo Maior
Almodôvar
Alandroal
Estremoz
Odemira
Montemor-o-Novo
Portalegre
Ponte de Sor
Arronches
Ourique
Beja
Fronteira
Sousel
Vila Viçosa
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

As mais vistas

Mais notícias

Mulher de 28 anos é vítima mortal de colisão no concelho de Grândola

Uma mulher, de 28 anos, é a vítima mortal da colisão rodoviária de dois veículos ligeiros de passageiros ocorrida esta segunda-feira na Estrada Nacional...

Um morto e dois feridos graves em colisão na EN261 no concelho de Grândola

Uma pessoa morreu e outras duas sofreram ferimentos graves numa colisão entre dois veículos ligeiros de passageiros ocorrida esta segunda-feira na Estrada Nacional 261...