Mais de 70 alunos do ensino básico vão lançar microssatélites em Ponte de Sor

Mais de 70 alunos do 3.º ciclo do ensino básico construíram e vão testar microssatélites, do tamanho de uma lata de refrigerante, em Ponte de Sor, na sexta-feira e no sábado, na final da iniciativa CanSat Júnior.

O Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, no distrito de Portalegre, vai ser ‘palco’ da 5.ª edição deste projeto do ESERO Portugal (European Space Education Resource Office), um programa educativo da Agência Espacial Europeia e da Ciência Viva.

Em comunicado, a organização explicou hoje que “os mais de 70 estudantes oriundos de todas as escolas do país, vão estar organizados em 14 equipas”, com o objetivo de testarem “os microssatélites que construíram nas respetivas escolas e que têm “o tamanho de uma lata de refrigerante”.

Contactada pela agência Lusa, a diretora executiva da Ciência Viva, Ana Noronha, realçou que os alunos estão a trabalhar neste projeto “desde o início do ano letivo”.

Cada CanSat, segundo os promotores, está equipado com sensores e uma antena para comunicar com a base no solo, consistindo a missão em medir a temperatura do ar e a pressão atmosférica e transmitir os dados para a estação terrestre.

O ponto alto decorre no sábado, a partir das 09:30, com os lançamentos dos microssatélites e as apresentações ao júri.

“Os microssatélites vão ser lançados através de ‘drones’ e vão obter dados, ao longo da queda na atmosfera, sobre a pressão e a temperatura”, sublinhou a diretora executiva da Ciência Viva.

De acordo com Ana Noronha, estes microssatélites vão ser lançados de uma altura de “100 metros”, uma vez que se trata do CanSat Júnior.

“É um pouco de preparação para o CanSat Nacional, esse sim [com microssatélites lançados] mediante ‘rockets’ e para alunos do ensino secundário, com projetos mais complexos”, acrescentou.

O programa da final da CanSat Júnior inclui ainda uma visita às instalações da empresa Tekever, empresa portuguesa com uma unidade no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor e que se dedica à construção de ‘drones’ – aeronaves não tripuladas – e que ganhou, recentemente, o estatuto de unicórnio.

A sessão denominada “As tuas asas começam aqui! – carreiras no setor aeronáutico”, organizada pela Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC), também vai decorrer no sábado.

De acordo ainda com os promotores, os vencedores do CanSat Júnior vão ser premiados com um estágio na ML Analytics, empresa portuguesa especializada em análise de dados com recurso à Inteligência Artificial (IA).

Mais notícias

App SNS 24 já permite pedir a marcação de exames pelo telemóvel: Saiba como

A app SNS 24 passou a permitir o pedido de agendamento de exames prescritos...

MP acusa 13 arguidos por fraude com fundos europeus de valor superior a 16M€

O Ministério Público (MP) acusou sete pessoas e seis empresas de 44 crimes de...

Homem de 66 anos fica proibido de contactar familiar após alegada ameaça de morte em Ponte de Sor

Um homem de 66 anos ficou proibido de contactar e de se aproximar da...

Alunos de Vila Viçosa levam horta inteligente à final nacional do Apps for Good

Uma equipa da Escola Secundária Públia Hortênsia de Castro, em Vila Viçosa, vai participar...

Woodwinds Summercamp reuniu mais de 80 participantes em Foros de Arrão e estreou teatro musical

A 6.ª edição do Woodwinds Summercamp decorreu entre 15 e 22 de agosto, em...

GNR detém cinco pessoas por tráfico de droga em Ponte de Sor e no Crato

Quatro homens e uma mulher, com idades entre os 18 e os 32 anos,...

Enfermeira de Ponte de Sor conquista 2.º lugar em concurso de fotografia da Ordem dos Enfermeiros

Helena Pires, enfermeira do Serviço de Urgência Básica (SUB) de Ponte de Sor, conquistou...

Montargil: Colisão entre automóvel e motociclo na EN2 faz um ferido grave

Uma colisão entre um veículo ligeiro de passageiros e um motociclo, ocorrida na Estrada...

Câmara de Ponte de Sor lança concurso de 1,35M€ para criar oito habitações em prédio devoluto de Galveias

A Câmara Municipal de Ponte de Sor lançou um concurso público, com um preço-base...