Mais de 600 alunos envolvidos em várias ações da Empresa Municipal de Água e Saneamento de Beja

EMAS de Beja

A Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja tem ao longo dos anos realizado várias iniciativas junto da comunidade escolar.

No ano letivo 2020/2021 no âmbito da iniciativa “EMAS de Beja ligada à comunidade”, as sessões foram realizadas com recurso às plataformas digitais atendendo ao contexto de pandemia.

Uma das apostas da EMAS de Beja, é a “educação ambiental, de forma a promover a mudança de comportamentos e incentivar a participação ativa da comunidade na valorização dos recursos naturais”, refere a empresa.

Desde 2012 que a empresa tem em execução o projeto de sensibilização ambiental “Heróis da Água”, sensibilizando e educando a comunidade escolar do concelho de Beja para o uso eficiente da água e para a importância de valorizar este recurso vital.

De acordo com a informação disponibilizada, no ano letivo 2020/2021 no âmbito da iniciativa “EMAS de Beja ligada à comunidade”, as sessões do projeto dos “Heróis da Água”, “Palacete da Água” e a participação no projeto ÉS(cola) Ciência do Cebal – Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo, foram realizados com recurso às plataformas digitais atendendo ao contexto de pandemia.

“O Regresso dos Heróis” teve como foco a escassez de água, a problemática das alteações climáticas, a necessidade de promover uma economia circular, e contou com a participação de mais de 300 alunos do pré-escolar e 1º ciclo.

Por sua vez, o “Palacete da Água” que é uma iniciativa inserida no programa Interrail do Conhecimento, promovida pela Câmara Municipal de Beja, dirigida aos alunos do 2º ciclo do concelho, teve como objetivo proporcionar uma visita virtual ao Laboratório de Água da EMAS de Beja. Esta iniciativa contou com a participação de três turmas, envolvendo aproximadamente 70 alunos.

Em relação ao projeto ES(cola) Ciência, promovido pelo CEBAl, no qual a EMAS é investidora social, e que tem como público alvo os alunos do 2º ciclo, participámos em 13 sessões digitais.