Sábado, Abril 1, 2023
Pub

Mais de 500 jovens candidataram-se ao “Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia”

- Publicidade -
- Publicidade -

Com um total de 550 candidaturas, a segunda edição do “Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia” da Agência Espacial Portuguesa superou candidaturas de 2022, confirmando ser um dos programas nacionais que mais atrai os jovens para o espaço.

As inscrições para a iniciativa Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia encerraram no passado dia 13 de março com 550 candidaturas, valor que representa um aumento em 20% face às inscrições recebidas na edição de 2022.

A Agência Espacial Portuguesa, que promove e organiza o concurso, recebeu candidaturas de todas as regiões do país. Dos jovens entre os 14 e os 18 anos que se candidataram ao Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia, 294 são participantes do sexo masculino e 258 do sexo feminino.

Para Hugo Costa, diretor executivo da Agência Espacial Portuguesa, os números alcançados nesta segunda edição indicam que, “os jovens estão cada vez mais interessados no Espaço ou em, pelo menos, interessados em explorar oportunidades associadas a esta área”. “Tivemos, mais uma vez, uma adesão fantástica por parte dos estudantes portugueses. Tendo todas as regiões representadas nesta primeira fase de candidaturas, voltamos a cumprir o propósito da representatividade geográfica. E essa será sempre uma das prioridades da Agência Espacial Portuguesa em todas as suas atividades poder chegar e alcançar todo o país”, acrescenta.

À semelhança da edição anterior, o distrito de Lisboa continua a ser o mais representado, seguindo-se o Porto e Setúbal. Também as regiões autónomas dos Açores e da Madeira contam com participações de aspirantes a Astronautas por um Dia, duplicando o número de candidatos em relação à última edição. Destacam-se ainda aumentos significativos no número de candidaturas provenientes de Beja, Faro e Castelo Branco.

O processo de seleção da iniciativa Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia replica os processos utilizados pelas agências espaciais na seleção de astronautas e as candidaturas serão agora avaliadas, com o objetivo de selecionar 250 candidatos que, numa segunda fase, serão sujeitos a uma prova de lógica e perceção espacial. Seguem-se, depois, as provas físicas e, por fim, uma entrevista que ditará o nome dos 30 finalistas que irão voar no voo parabólico a 3 de Setembro, a partir da Base Aérea N.o 11, em Beja.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

As mais vistas

- Publicidade -

Mais notícias

Tauromaquia: Em agosto volta a haver corrida de touros em Póvoa e Meadas

A Praça de Touros de Póvoa e Meadas, no concelho de Castelo de Vide, volta a acolher uma corrida de touros em Agosto, revelou-nos...

Em Estremoz debateu-se o “novo paradigma dos incêndios” (c/fotos)

O Teatro Bernardim Ribeiro, em Estremoz, acolheu, este sábado, um seminário sobre o “Novo Paradigma dos Incêndios Rurais”. Este evento integrado nas comemorações dos 90...