Terça-feira, Agosto 16, 2022
Pub
Pub

Mais de 5 mil árvores estão a ser plantadas na cidade de Évora

- Publicidade -
- Publicidade -

A Câmara Municipal de Évora já iniciou os trabalhos de plantação de 5.050 árvores e 200 arbustos autóctones ao longo dos jardins e espaços verdes localizados junto ao curso da Ribeira da Torregela, uma iniciativa realizada no âmbito do projeto LIFE Água da Prata.

Amieiro, Freixo-europeu, Lodão-bastardo, Cipreste, Choupo- branco e negro, Carvalho-negral, Sobreiro e Borrazeira serão algumas das espécies utilizadas.

Com esta intervenção a autarquia pretende “promover uma adaptação estrutural destes espaços verdes para resistirem a ondas de calor e precipitações extremas, recorrendo a soluções de base natural”, explicou a autarquia.

Alguns dos primeiros trabalhos contaram com a colaboração da Associação de Moradores e Cidadãos Malagueira Viva e Vivida que, no âmbito do Programa “Bairros Saudáveis”, viu recentemente aprovado o projeto “Ribeira da Torregela Viva e Vivida” que pretende criar uma “rede de custódia” cidadã para a Ribeira, desenvolvendo atividades de sensibilização ambiental e propondo o acompanhamento de ações de valorização deste curso de água.

Pretende-se ainda, numa fase posterior, proceder a uma profunda requalificação biofísica da Ribeira da Torregela, elemento de grande relevo na Estrutura Ecológica Municipal (EEM), através da instalação de açudes de pedra posta, estabilização das margens com paliçadas de estacas de salgueiro e identificação e eliminação de esgotos clandestinos.

“Recorde-se ainda que estes trabalhos são complementares à construção de uma rede de distribuição de água proveniente do Aqueduto da Água da Prata para rega de espaços verdes, ação que permitirá poupar 140.000 m3/ano de água tratada da rede pública, reduzindo-se também o consumo de energia e as correspondentes emissões de CO2 em cerca de 2,16 toneladas/ano, o que, em paralelo com as ações do projeto “Laboratório Vivo para a Descarbonização” representa um importante contributo para “descarbonização” da cidade” explicou ainda o município.

Num quadro mais amplo, esta e outras ações que se seguirão concorrem para a prossecução dos objetivos prioritários e áreas de atuação definidas na Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas de Évora.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

As mais vistas

Mais notícias

Mulher de 28 anos é vítima mortal de colisão no concelho de Grândola

Uma mulher, de 28 anos, é a vítima mortal da colisão rodoviária de dois veículos ligeiros de passageiros ocorrida esta segunda-feira na Estrada Nacional...

Um morto e dois feridos graves em colisão na EN261 no concelho de Grândola

Uma pessoa morreu e outras duas sofreram ferimentos graves numa colisão entre dois veículos ligeiros de passageiros ocorrida esta segunda-feira na Estrada Nacional 261...