Mais de 4,5 km de ribeiras vão ser intervencionados em Évora com investimento público (c/fotos)

Évora vai reabilitar ribeiras com investimento de 126 mil euros no âmbito do Pro-Rios, abrangendo várias freguesias do concelho.

A ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, presidiu esta sexta-feira à assinatura dos contratos para a reabilitação de ribeiras no concelho de Évora, no âmbito do Programa Pro-Rios 2030.

A intervenção resulta de um protocolo de colaboração técnica e financeira entre a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e o Município de Évora, com um investimento até 126.028 euros, financiado pelo Fundo Ambiental .

Na ocasião, a ministra destacou que o programa tem como objetivo «dar espaço aos rios», explicando que as intervenções passam por «limpar e desobstruir» as linhas de água, contribuindo simultaneamente para a proteção ambiental e para a redução do risco de cheias. Referiu ainda que estas ações estão a ser desenvolvidas em todo o país, incluindo em ribeiras, que, apesar de menor dimensão, «são muito importantes» no contexto local .

Intervenção abrange várias freguesias do concelho

O projeto prevê a intervenção em cerca de 4,522 quilómetros de linhas de água, distribuídas por várias freguesias, incluindo São Manços, São Miguel de Machede, Canaviais, Bacelo, Malagueira, Horta das Figueiras, Tourega, Guadalupe e Senhora da Boa Fé .

Entre as ribeiras abrangidas estão a ribeira de São Manços, a ribeira das Bicas, a ribeira dos Clérigos, a ribeira de Valverde, a ribeira de Cabaços e troços junto ao rio Xarrama, entre outros locais identificados no plano de intervenção .

Objetivo é melhorar o estado ecológico e prevenir inundações

As ações previstas incluem a reabilitação da galeria ripícola, o controlo de espécies invasoras, a desobstrução do leito e o desassoreamento das ribeiras.

Segundo o protocolo, a intervenção pretende garantir o bom estado ecológico das linhas de água, melhorar a capacidade de escoamento e reduzir o risco de inundações, bem como promover a valorização ambiental e paisagística do território .

O projeto deverá beneficiar uma população estimada de 46.328 pessoas no concelho de Évora .

Execução a cargo do Município de Évora

O presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Zorrinho, referiu que o município tem vindo a desenvolver trabalho nesta área, em articulação com a APA, sublinhando que «estas ribeiras» estão a ser «monitorizadas» e «controladas», no âmbito dos projetos municipais de ambiente .

No âmbito do acordo, a execução das intervenções ficará a cargo do Município de Évora, cabendo à APA o acompanhamento técnico e a monitorização da execução dos trabalhos.

O protocolo estabelece ainda que o município deverá apresentar relatórios de progresso e um relatório final até dezembro de 2026, estando a vigência do acordo prevista até fevereiro de 2027 .

A iniciativa insere-se no programa “Água que Une – Ações de reabilitação e restauro de rios e ribeiras”, que visa a gestão sustentável dos recursos hídricos e a recuperação de ecossistemas ribeirinhos.

Mais notícias

Distritos de Beja, Évora e Portalegre somam 3.963 acidentes rodoviários desde o início do ano

Os distritos de Beja, Évora e Portalegre registaram 3.963 acidentes rodoviários entre o início...

Oficinas de têxtil para crianças decorrem em Évora de 24 a 28 de agosto

As oficinas de têxtil para crianças «Aventuras no Mundo do Têxtil – Pequenos Designers»...

Passe gratuito para antigos combatentes será alargado a todo o país

A Lei n.º 52/2026 alarga o passe gratuito para antigos combatentes a todo o...

Gesamb rececionou menos resíduos no 1.º semestre, mas recolha multimaterial cresceu 6,7%

A Gesamb rececionou 41 831 toneladas de resíduos urbanos no primeiro semestre de 2026,...

Depósito ilegal de resíduos em Évora: Responsável identificado na Malagueira

Um caso de depósito ilegal de resíduos em Évora foi detetado pela Câmara Municipal...

Évora recebe exposição de pintura de Jerónima no âmbito da geminação com Chartres

A cidade de Évora vai receber, entre 26 de agosto e 24 de setembro,...

Governo fixa limite de 2.400 vagas para o Internato Médico em 2027

O Governo fixou o limite de 2.400 vagas para o ingresso e frequência do...

Fundação Eugénio de Almeida realiza workshop «Ser Voluntário» sobre voluntariado

A Fundação Eugénio de Almeida realizou mais uma edição do workshop «Ser Voluntário», uma...

Renovar a Carta de Condução já pode ser feito na app gov.pt

Renovar a Carta de Condução já pode ser feito através da aplicação gov.pt, sem...