Mais de 40 mil euros de apoio para dois museus do Alentejo

O Ministério da Cultura anunciou esta terça-feira (20 de Agosto), o resultado do Programa de Apoio a Museus da Rede Portuguesa de Museus – ProMuseus que aprovou o apoio financeiro a 45 Projectos.

A deliberação final do júri do Concurso ProMuseus2019, homologada pela Ministra da Cultura, Graça Fonseca, estipula um apoio de 640 mil euros, a atribuir pela Direcção-Geral do Património Cultural em 2019 e 2020. O valor de investimento total é superior a um milhão de euros.

Mais de 30% dos projectos aprovados são da área da Transformação Digital e 24% da área de Acessibilidade e Inclusão. A larga maioria dos museus que apresentaram candidaturas (mais de 70%) são tutelados por municípios.

Dos 46 projectos candidatos a concurso serão apoiados 45 projectos apresentados por 38 museus da Rede Portuguesa de Museus. Dos projectos apoiados, apenas dois são no Alentejo, nomeadamente o Museu da Luz, no concelho de Mourão e o Museu de Mértola.

O Museu da Luz, irá receber 30 mil euros, para o projecto “Inovação Digital no Museu da Luz”, enquanto que o Museu Mértola irá receber uma verba de 18 mil euros para “actualização do inventário do Museu de Mértola”.