A Universidade de Évora está a reforçar a educação ambiental como componente central do projeto Zimbral for LIFE, uma iniciativa que pretende conservar e valorizar os zimbrais dunares, habitats considerados de elevada relevância ecológica na faixa costeira portuguesa.
Em comunicado, a Universidade de Évora refere que o projeto é financiado pelo programa LIFE da União Europeia e resulta de uma abordagem interdisciplinar que envolve os Departamentos de Biologia e de Paisagem, Ambiente e Ordenamento, integrados no Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED-UÉVORA).
Segundo a instituição, o projeto assenta no princípio de que a mudança de comportamentos deve começar nas comunidades locais, envolvendo comunidades educativas dos concelhos de Aljezur, Vila Nova de Santo André e Vila Real de Santo António. Através destas ações, a Universidade de Évora pretende capacitar crianças e jovens como agentes de mudança, promovendo conhecimento sobre conservação da natureza e incentivando a sua disseminação no seio das famílias e da comunidade.
Atividades gratuitas para escolas do pré-escolar ao secundário
As atividades de educação ambiental são de participação gratuita para escolas e alunos e abrangem todos os níveis de ensino, do pré-escolar ao secundário. Entre as iniciativas, a Universidade de Évora destaca sessões de sensibilização, aulas de campo, oficinas de ciência experimental, ateliers criativos, ações de voluntariado ambiental para controlo de espécies invasoras e plantação de espécies nativas, além de formação dirigida a docentes.
O projeto inclui ainda uma componente de envolvimento dos pais e encarregados de educação, com o objetivo de ampliar o impacto das ações educativas e reforçar a escola como núcleo de cidadania ambiental ativa.
Mais de 1.400 participantes desde 2022
De acordo com os dados divulgados, desde o início do Zimbral for LIFE, em outubro de 2022, foram realizadas 39 atividades de educação ambiental com escolas públicas, envolvendo mais de 1.400 participantes. O balanço inclui ainda 19 ações de voluntariado, dois seminários temáticos e duas ações de formação acreditadas para docentes.
A Universidade de Évora indica que estas iniciativas contribuem para uma gestão integrada e sustentável dos zimbrais dunares, procurando reforçar a ligação entre ciência, educação e sociedade.
Novas ações previstas até 2028, incluindo Lisboa, Seixal e Évora
O projeto decorre até setembro de 2028 e prevê novas ações de formação para professores e mais atividades de educação ambiental em diferentes territórios. Entre os locais apontados estão a Grande Lisboa, o Zimbral do Parque Metropolitano da Biodiversidade, no Seixal, e a cidade de Évora, onde está instalada a coordenação do projeto.
Nestes contextos, crianças e jovens serão convidados a conhecer o valor ecológico do habitat Zimbral Dunar, com o objetivo de promover um sentimento de pertença e responsabilidade na sua conservação.


















