Sábado, Dezembro 7, 2024

Madoqua e portos europeus assinam memorando para criar corredor de combustíveis verdes a partir de Sines

A Madoqua e os portos de Sines, Roterdão e Duisport assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) que visa desenvolver um corredor verde para o transporte de combustíveis alternativos e derivados de hidrogénio, incluindo e-amoníaco e e-metanol, e CO₂ liquefeito, desde Portugal até ao Noroeste da Europa.

O evento contou com a presença do Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, e de Mona Neubaur, Vice-Primeira-Ministra do Estado alemão da Renânia do Norte-Vestfália. O MoU foi assinado por representantes dos portos envolvidos: José Luis Cacho, Marloes Ras (Madoqua), Wouter Demenint (Roterdão) e Markus Bangen (Duisport).

O objetivo do memorando é reforçar a cooperação para a transição energética através da criação de infraestruturas e de uma cadeia de abastecimento que permita a exportação de combustíveis sintéticos para a Alemanha e Países Baixos. A Madoqua está a desenvolver um terminal de armazenamento de combustíveis verdes em Sines, que funcionará exclusivamente com energia renovável, num investimento de 500 milhões de euros.

Este projeto integra-se na Declaração Conjunta de Intenções sobre Economia Verde do Hidrogénio assinada entre Portugal e a Renânia do Norte-Vestfália, em novembro de 2024, e visa garantir a autossuficiência energética europeia

- Pub -

Também pode gostar

- Pub -

Últimas Notícias

Mostra de Doçaria de Alcáçovas arrancou com doce e tradição (c/fotos)

A Mostra de Doçaria de Alcáçovas, no concelho de Viana do Alentejo, distrito de Évora, teve início ao final...