Sexta-feira, Março 29, 2024

Linhas Férrea: Troço Alandroal-Elvas adjudicado por 130,5 milhões de euros

- Pub -

O troço da nova linha de Évora de 38.4 Km, que ligará o Alandroal e Elvas, será construído pela empresa Sacyr Somague, informa a IP- Infraestruturas de Portugal.

Este troço enquadra-se na empreitada da construção do subtroço da linha de Évora entre Alandroal e a linha do Leste.

Para já destaca-se a poupança de 64.5 milhões de euros face ao inicialmente previsto pois “a Infraestruturas de Portugal procedeu à assinatura do contrato com o consórcio Sacyr Somague, S.A. / Sacyr Infraestructuras, S.A., para a construção do novo troço ferroviário entre Alandroal e a Linha do Leste, que integrará o futuro Corredor Internacional Sul. Um investimento de 130,5 milhões de euros, desenvolvido no âmbito do Programa Ferrovia 2020, que contempla a construção de um subtroço com 38,4 quilómetros da nova Linha de Évora”, revelou a IP.

Esta diferença de valor, face aos 195 milhões inicialmente previstos, deve-se à “forte concorrência e interesse por parte das empresas na execução da obra”, acrescenta a IP.

Esta empreitada inclui a criação de uma estação técnica, “de infraestrutura de via-férrea, incluindo terraplenagem e sistema de drenagem”, 13 novas pontes e viadutos ferroviários, desnivelamentos rodoviários, a execução de caminhos paralelos e caminhos de acesso e emergência contíguos, a vedação do canal ferroviário, e ainda “trabalhos preparatórios para a colocação de sistemas de Retorno de Corrente de Tração e Terras de Proteção (RCT+TP), telecomunicações, catenária e sinalização”.

A construção do troço Alandroal/Linha do Leste faz parte do novo troço da linha de Évora, e que ainda conta com as ligações entre Évora Norte/Freixo e Freixo/Alandroal. Ao todo, “são cerca de 100 quilómetros, 80 dos quais de construção nova, em via única Eletrificada (25 kV-50 Hz) sobre plataforma para via dupla, balastrada com carril UIC60 e travessa de betão polivalente (preparada para receber a bitola europeia)”.

A empreitada Évora Norte/Freixo foi adjudicada ao consórcio constituído pelas empresas Comsa / Fergrupo/ Constructora San Jose, pelo valor de 46,6 milhões de euros. O troço Freixo/Alandroal foi adjudicado à Mota-Engil.

Pendente está a data de arranque desta empreitada porque o contrato depende de um visto prévio do Tribunal de Contas, por se tratar de um contrato superior a 350 mil euros.

As obras na nova linha de Évora fazem parte do plano Ferrovia 2020, que prevê um investimento superior a dois mil milhões de euros e a intervenção em mais de 1000 quilómetros de linhas ferroviárias.

- Pub -

Também pode gostar

- Pub -

Últimas Notícias

Ministério da Saúde abre 322 vagas para fixar médicos em zonas carenciadas

O Ministério da Saúde anunciou hoje a abertura de 322 vagas com incentivos para fixar mais médicos nas zonas...