InícioÚltimasLinha SNS 24 já...

Linha SNS 24 já atendeu mais de um milhão de chamadas em 2024

A linha SNS 24 já atendeu perto de 1,2 milhões de chamadas este ano, quase o dobro das cerca de 615 mil do mesmo período do ano passado, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

Em comunicado, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) detalham que janeiro foi o mês com mais atendimentos, ultrapassando os 271 mil, seguido de março, com mais de 264 mil chamadas, enquanto abril superou os 257 mil atendimentos.

No corrente mês de maio, até dia 23, foram atendidas mais de 200 mil chamadas.

Em média, o SNS 24 atendeu por dia cerca de 8.200 chamadas este ano.

Através do contacto telefónico para o SNS 24, o serviço de triagem, aconselhamento e encaminhamento avalia e orienta os cidadãos perante um problema de saúde não emergente, como, tosse, febre, dor ligeira a moderada, náuseas, entre outros.

A triagem é feita de acordo com a situação clínica e o respetivo encaminhamento para o nível de cuidados adequado – autocuidados, cuidados de saúde primários, serviços de urgência, INEM ou Centro de Informação Antivenenos.

De forma a sensibilizar os cidadãos para o uso adequado dos serviços de saúde, evitando o recurso às urgências sem a referenciação prévia do SNS 24, a SPMS tem vindo a promover várias campanhas de comunicação e literacia em saúde.

Mais notícias

Presidente da ULS do Alto Alentejo critica iniciativa do PS, mas reconhece constrangimentos nas urgências

O presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo,...

Lista de espera para cuidados continuados no Alentejo recua no final do primeiro semestre

A lista de espera para a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados no Alentejo...

CIMAA participa em conferência sobre compromissos para a saúde em Portalegre

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) participa, na próxima terça-feira, 7 de julho,...

Hospital do Litoral Alentejano realiza primeira ressonância magnética

O Hospital do Litoral Alentejano realizou, no dia 23 de junho, o primeiro exame...

ULS do Litoral Alentejano realiza primeira cirurgia assistida por robot em Cirurgia Geral

A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) realizou, no dia 17 de...

Comissão de Utentes promove concentração em Grândola pela melhoria do SNS

A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Concelho de Grândola vai realizar, no...

Pólen em níveis elevados no Alentejo: Saiba quais as espécies com maior impacto

O Alentejo deverá registar concentrações de pólen em níveis de risco elevado entre os...

Parlamento recomenda plano de saúde mental para militares e famílias

A Assembleia da República recomendou ao Governo a criação de um plano de saúde...

Falhas informáticas no Hospital de Évora condicionam urgência e obrigam a acionar plano de contingência

O Serviço de Urgência Polivalente do Hospital do Espírito Santo de Évora encontra-se a...