Sexta-feira, Dezembro 9, 2022
Pub

Legislativas: IPDJ lança campanha para combater abstenção entre os jovens

- Publicidade -
- Publicidade -

O Instituto Português da Juventude (IPDJ) e outras duas associações lançaram a campanha Vive a Democracia, que pretende impulsionar a participação dos jovens na vida democrática e combater o fenómeno crescente da abstenção eleitoral.

“No contexto das próximas eleições legislativas [30 de janeiro] é importante mobilizar a juventude para este ato eleitoral, com o principal objetivo de combater o fenómeno crescente da abstenção eleitoral jovem no nosso país”, refere o IPDJ, em comunicado.

A campanha, que envolve também a Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) e a Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM), foi, referem os promotores, “pensada para desafiar os jovens a questionarem-se sobre o seu papel na sociedade enquanto cidadãos que pertencem a um sistema democrático, com deveres e direitos”.

A ação, que decorre em formato online, assenta em três áreas fundamentais: literacia e sensibilização política; debate de propostas dos jovens sobre o futuro; e apelo ao voto.

O IPDJ, a FNAJ e a ANAM pretendem também que “a campanha sirva para apresentar as reivindicações da juventude e das suas organizações, e espoletar um debate em torno das medidas para a juventude propostas pelos partidos políticos candidatos às eleições legislativas”.

Em outubro de 2019, a abstenção atingiu um novo máximo em legislativas, chegando aos 45,5%.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

As mais vistas

Mais notícias

Alentejo foi a única região onde não aumentou o número de estabelecimento com a valência de radiologia

Os exames de radiologia representaram a terceira maior despesa convencionada do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em 2021, com um gasto de mais de...

Associação de Municípios do Alentejo Central apresenta resultados da recolha de resíduos porta-a-porta

A AMCAL – Associação de Municípios do Alentejo Central, apresenta na próxima segunda-feira, 12 de dezembro, a partir das 14:30h, no auditório da Biblioteca...