InícioÚltimasLegislativas 2025: Bancário aposentado...

Legislativas 2025: Bancário aposentado José Carita Monteiro é o candidato do BE por Portalegre

O bancário aposentado José Carita Monteiro, de 73 anos, é o candidato do Bloco de Esquerda pelo círculo eleitoral de Portalegre nas eleições legislativas de maio, divulgou o partido.

O nome de José Carita Monteiro foi aprovado no domingo, no decorrer da reunião da Mesa Nacional do BE.

Contactado hoje pela agência Lusa, o candidato explicou que aceitou o desafio para “dar um sinal de vida” do BE no distrito de Portalegre, depois das “conturbações que tem havido” e que poderão ter levado o eleitorado da região a questionar se “provavelmente o BE já tinha uma certidão de óbito”.

José Carita Monteiro referia-se ao facto de 73 militantes do BE, entre os quais os responsáveis da comissão coordenadora distrital e das concelhias, terem-se demitido em fevereiro, por divergências com a direção nacional.

“Sou candidato para modificar um pouco a imagem que o BE tem no distrito porque nós, felizmente, temos muitas pessoas que respeitam a democracia e que apontam para caminhos contra a desertificação e em defesa da coesão”, disse.

Questionado sobre se a saída de militantes dificulta o trabalho do BE na região, José Carita Monteiro descarta essa possibilidade, sublinhando que “as tropas estavam muito inquinadas”.

Para o candidato, a saída de mais de 70 militantes do BE vai tornar a “tarefa mais facilitada”, permitindo ao partido desenvolver um trabalho de “forma coesa” e “sem corrupção ideológica”.

José Carita Monteiro já concorreu por três ocasiões ao município de Alter do Chão, nas eleições autárquicas, tendo a última vez ocorrido em 2017 pelo BE.

O círculo eleitoral de Portalegre é o que elege menos deputados no país, apenas dois, tendo nas últimas eleições sido atribuídos os mandatos a Ricardo Pinheiro (PS) e Henrique de Freitas (Chega).

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou que as eleições legislativas antecipadas vão realizar-se a 18 de maio, na sequência da crise política que levou à demissão do Governo PSD/CDS-PP, que viu a sua moção de confiança chumbada no parlamento.

Mais notícias

GNR: Oito detenções e 124 infrações numa semana no distrito Portalegre

A Guarda Nacional Republicana registou 28 acidentes rodoviários, dos quais resultaram três feridos graves...

Movimento Democrático das Mulheres critica fecho da urgência obstétrica de Portalegre

O Movimento Democrático das Mulheres (MDM) criticou a “interrupção recorrente” da urgência de obstetrícia...

MP acusa homem de homicídio qualificado de uma tia em Portalegre

O Ministério Público (MP) acusou um homem, de 50 anos, do crime de homicídio...

Urgência de Obstetrícia do Hospital de Portalegre encerrada entre 16 e 18 de agosto

A Urgência de Obstetrícia do Hospital de Portalegre estará encerrada nos dias 16, 17...

Insolvências em Beja duplicam nos primeiros sete meses de 2026

As insolvências em Beja duplicaram nos primeiros sete meses de 2026, enquanto Portalegre registou...

MP com inquérito ao caso do militar da GNR que disparou no centro de formação de Portalegre

O militar da GNR que disparou a arma de serviço para o ar no...

Portalegre: GNR regista 76 infrações por excesso de velocidade numa semana

A Guarda Nacional Republicana (GNR) detetou 136 infrações rodoviárias e efetuou nove detenções em...

Parque da Serra de São Mamede garante regularização da prestação de contas

O presidente da Comissão de Cogestão do Parque Natural da Serra de São Mamede...

PS quer explicações do Governo sobre plano de cogestão do Parque da Serra de São Mamede

O PS exigiu hoje esclarecimentos do Governo sobre a prestação de contas do Plano...