InícioAgriculturaJovens de toda a...

Jovens de toda a Europa discutem o futuro da agricultura em Évora

A Universidade de Évora acolheu, entre 16 e 18 de outubro de 2025, a iniciativa AgriJovem 2025, promovida pela Comissão Europeia e pela Rede Nacional PAC, com o apoio da Universidade de Évora e do Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED-UÉVORA), parceiros locais do evento.

A sessão de abertura decorreu na Sala 124 do Colégio do Espírito Santo e contou com a presença da Reitora da Universidade de Évora, Hermínia Vasconcelos Vilar, que destacou a importância da agricultura como eixo estruturante da instituição. «Acredito que o futuro da UÉVORA passa por estas áreas, aliás, são áreas estratégicas da nossa instituição», afirmou, sublinhando o compromisso da Universidade com o futuro sustentável do setor agrícola.

No ano em que se assinalam 40 anos da adesão de Portugal à União Europeia, a Reitora salientou ainda a importância da pertença europeia como motor de desenvolvimento e visão partilhada. «Não se pode pensar a cultura fora da União Europeia. Há, aliás, um Portugal antes e um Portugal depois», referiu Hermínia Vasconcelos Vilar, acrescentando que «o nosso futuro passa pela Europa» e pela afirmação da União Europeia «como símbolo de paz, de partilha e de união entre os países que a integram».

A AgriJovem 2025 reuniu 40 estudantes do ensino superior, com menos de 30 anos, provenientes de cursos ligados às ciências agrícolas. Durante três dias, os participantes debateram temas como a Política Agrícola Comum, sustentabilidade, transição digital e energética, gestão da água e inovação tecnológica.

Entre os contributos da Universidade de Évora, destacou-se a participação de Fátima Baptista, Diretora do MED-UÉVORA, no painel «Sustentabilidade do setor agroalimentar: de mãos dadas com a natureza». A intervenção reforçou a ligação entre investigação científica, formação e práticas agrícolas sustentáveis que caracterizam a missão da instituição.

A iniciativa representou uma oportunidade de diálogo entre jovens e especialistas, promovendo uma visão informada e responsável sobre os desafios e oportunidades do setor agrícola europeu. Ao acolher a AgriJovem 2025, a Universidade de Évora reafirmou-se como referência nacional e europeia na formação e investigação agrícola, reforçando o seu papel ativo na promoção do conhecimento e na construção de um futuro agrícola mais sustentável e competitivo.

Mais notícias

Ordem dos Médicos analisa queixa sobre morte de doente no hospital de Évora

A Ordem dos Médicos (OM) está a analisar uma queixa contra um médico oncologista...

Instituto Cultural de Évora abre candidaturas para nova coletânea «Évora Poesia»

O Instituto Cultural de Évora abriu as candidaturas para o segundo volume da coletânea...

“Os animais salvaram-me”: Helena David encontrou uma nova profissão depois de deixar o futsal

Ver entrevista completa aqui O plano de Helena David era ser jogadora de futsal. Começou...

ULS do Alentejo Central cria três núcleos de enfermeiros especialistas

A Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC) avançou com a criação de...

IPMA atualiza magnitude e intensidade do sismo registado esta madrugada perto de Évora

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) atualizou para 3,7 a magnitude...

Évora: Apresentada no sábado performance “O narrador”

A performance “O narrador”, do dramaturgo e ator Diogo Liberano, vai ser apresentada, no...

Sismo de magnitude 3,6 com epicentro a sul-sudeste de Évora

Um sismo de magnitude 3,6 na escala de Richter foi registado durante a madrugada...

Helena David conta no VÄLIDO Talks como transformou o amor pelos animais numa profissão

Helena David é a convidada do novo episódio do podcast VÄLIDO Talks, no qual...

Parlamento recomenda preço mínimo para a lã e criação de lavadouro nacional

A Assembleia da República recomendou ao Governo a criação de uma estratégia nacional para...