Domingo, Fevereiro 5, 2023
Pub

Jovens de Odemira conquistam importantes prémios na Mostra Nacional de Ciência

- Publicidade -
- Publicidade -

Dois projetos da Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves, de Odemira, foram premiados na 14ª Mostra Nacional de Ciência, promovida pela Fundação da Juventude, nos dias 26 e 27 de novembro. Este ano o evento decorreu no formato online, em função da atual situação de pandemia.

O projeto “Influência de um herbicida na fauna edáfica: ensaios de evitamento com Eisenia foetida”, dos alunos Raquel Pacheco Martins, Timo Cláudio Dieter Kolb e Tomás Fernandes Matos, recebeu dois prémios: o Prémio Porto Editora, no valor de 300 euros, e a participação na International Wildlife Research Week (Swiss Youth in Science), uma semana de investigação da vida selvagem nos Alpes (https://sjf.ch/studienwoche-iwrw/).

Este projeto teve como objetivo testar o efeito de um herbicida na sobrevivência e no comportamento de evitamento das minhocas da espécie Eisenia foetida. Foram usados testes normalizados de toxicidade aguda (contacto em papel de filtro) e testes de evitamento em solo. O trabalho teve como tutora a Professora Carla Pinheiro (da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e Programa VemVer).

O projeto “Escaravelhos bosteiros – um auxiliar precioso”, realizado por Paulo Alfeirão e André Silva, recebeu uma menção honrosa. Os alunos estudaram os escaravelhos bosteiros, que se alimentam de excrementos, enterrando-os. Estes insetos têm um importante papel nos ecossistemas e melhoram as pastagens de gado. Este projeto teve a tutoria do Professor Fernando Almeida, do ICNF – Instituo de Conservação da Natureza e das Florestas.

Mesmo em tempo de pandemia, o trabalho em ciência continua a todo o vapor na Escola Secundária de Odemira, orientado pela professora Paula Canha. 

No grande evento nacional dedicado à ciência, participaram 54 projetos em diversas áreas de estudo: Bioeconomia, Biologia, Ciências do Ambiente, Ciências Sociais, Economia, Engenharias, Física, Informática e Ciências da Computação, Matemática e Química. São projetos realizados por mais de 100 jovens cientistas, através da orientação de 31 professores, e que são o resultado da seleção realizada pelo júri do 28º Concurso Nacional para Jovens Cientistas.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

As mais vistas

- Publicidade -

Mais notícias

Mourão: Autarquia celebra Dia dos Namorados desafiando os casais

À semelhança do ano anterior o Município de Mourão celebra mais um Dia dos Namorados, com um passatempo que alia criatividade e romantismo. A autarquia...

Alandroal: Maria Antonieta Matos lançou livro de poesia

O Fórum Cultural Transfronteiriço de Alandroal acolheu, este fim-de-semana, o lançamento do livro de poesia “Olhares Ritmados – Nada Sou… Mais do que eu!”,...