José Santos vê parceria entre Campo Maior e Redondo como exemplo: «O Alentejo tem a capacidade de unir as pessoas»

Presidente da Entidade Regional de Turismo considera que a ligação entre os dois municípios pode reforçar a cultura, o turismo e a economia do Alentejo.

José Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, considera que a parceria entre Campo Maior e Redondo representa um exemplo da capacidade do Alentejo para unir comunidades em torno da cultura e das tradições.

A declaração foi feita durante a inauguração da Rua Móvel de apresentação das Ruas Floridas de Redondo 2027, realizada na Praça da República, em Campo Maior.

«O Alentejo tem essa capacidade de unir as pessoas», afirmou José Santos, defendendo que a ligação entre os dois municípios pode ter efeitos para além das respetivas festas.

Dois eventos que se complementam

O responsável pelo turismo regional considera que as Festas do Povo de Campo Maior e as Ruas Floridas de Redondo partilham uma origem ligada ao trabalho das comunidades, apesar de terem histórias e formas de apresentação diferentes.

«Eventos diferentes, com histórias diferentes, mas que se complementam», afirmou.

Na perspetiva de José Santos, a presença da Rua Móvel nas Festas do Povo traduz uma abertura de Campo Maior a outras manifestações culturais do Alentejo.

O presidente da Entidade Regional de Turismo classificou a iniciativa como uma forma de promover o trabalho desenvolvido pelas comunidades e de mostrar a diversidade cultural da região.

Uma parceria com continuidade

José Santos defendeu que a ligação entre Campo Maior e Redondo deve manter-se para além das edições dos dois eventos.

«É bom que essa união seja real, seja uma união duradoura, sustentável e que não se traduza apenas nestas festas, mas que possa ter outro tipo de materializações», afirmou.

O responsável destacou ainda a relação entre os dois municípios e considerou que a cooperação pode contribuir para reforçar a imagem do Alentejo.

«Percebeu-se aqui este espírito de grande cumplicidade e de grande harmonia entre os dois presidentes de Câmara. Isso fortalece o Alentejo», sublinhou.

José Santos apontou também a possibilidade de Campo Maior e Redondo se promoverem mutuamente, com Redondo em destaque nas Festas do Povo e Campo Maior presente nas Ruas Floridas de 2027.

Promoção cultural com retorno no território

A parceria entre os dois municípios foi igualmente associada à promoção turística e ao movimento de visitantes no território.

José Santos afirmou que a divulgação das Festas do Povo já tem sido feita em Espanha e noutros países europeus e que a mesma estratégia será seguida com as Ruas Floridas de Redondo.

O responsável considerou que a atração de visitantes pode gerar movimento no alojamento, na restauração e no comércio, contribuindo para a atividade económica local.

«O objetivo destes eventos é trazer retorno económico», afirmou, defendendo que a promoção turística deve acompanhar a preservação da cultura e das tradições alentejanas.

A Rua Móvel de apresentação das Ruas Floridas de Redondo 2027, com o tema «O Alentejo e o Vagar», foi inaugurada este domingo, 9 de agosto, durante as Festas do Povo de Campo Maior. A iniciativa antecipa a próxima edição das Ruas Floridas e reforça a ligação entre os dois municípios alentejanos.

Mais notícias

Estremoz recebeu conferência da Ordem dos Advogados sobre maior acompanhado e inteligência artificial (c/fotos)

O Teatro Bernardim Ribeiro, em Estremoz, recebeu esta sexta-feira, 11 de setembro, uma conferência...

ExpoMora arranca com cerca de 80 expositores e espera atrair visitantes da região: “O povo merece” (c/fotos)

A ExpoMora 2026 abriu esta sexta-feira, 11 de setembro, com cerca de 80 expositores...

Granfondo Serra D’Ossa é “evento âncora” do turismo em bicicleta no Alentejo, diz José Santos

O Granfondo Serra D’Ossa tornou-se um "evento âncora" do turismo em bicicleta no Alentejo,...

Granfondo Serra D’Ossa deverá esgotar alojamento nos cinco concelhos, afirma João Grilo

O Granfondo Serra D’Ossa deverá esgotar a capacidade de alojamento nos cinco concelhos abrangidos...

Organização do Granfondo Serra D’Ossa prevê recorde de 1.700 ciclistas na quarta edição

O Granfondo Serra D’Ossa deverá reunir cerca de 1.700 ciclistas na quarta edição, marcada...

Caminhada Noturna dos Capuchos reúne mais de 500 participantes em Vila Viçosa (c/fotos)

Cerca de 500 pessoas participaram na Caminhada Noturna dos Capuchos, realizada esta quinta-feira, 10...

Granfondo Serra D’Ossa parte de Alandroal a 4 de outubro com percursos até 143,9 km (c/fotos)

A quarta edição do Granfondo Serra D’Ossa realiza-se no dia 4 de outubro, com...

Águas do Vale do Tejo lança concurso de 1,35M€ para reparar rede de água em sete concelhos do distrito de Évora

A Águas do Vale do Tejo lançou um concurso público, com um preço base...

Universidade de Évora e AIMA abrem gabinete para apoiar estudantes e docentes estrangeiros (c/fotos)

A Universidade de Évora e a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA)...