InícioEconomiaJosé Manuel Santos eleito...

José Manuel Santos eleito presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo

A Assembleia Geral Eleitoral da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA) elegeu, no dia 31 de março, em Évora, os novos órgãos sociais para o triénio 2025-2028. José Manuel Santos, atual presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, assume a presidência da ARPTA, encabeçando a única lista apresentada a sufrágio.

A nova Direção integra representantes de associações setoriais, grupos hoteleiros, operadores turísticos e iniciativas de enoturismo e sustentabilidade, com o objetivo de reforçar a coesão e competitividade do destino Alentejo.

A cerimónia de tomada de posse está agendada para o dia 7 de abril, às 15h00, na Herdade da Malhadinha Nova, em Albernoa, no concelho de Beja.

Entre as prioridades da nova equipa estão o reforço da promoção externa da região, o aumento do peso do turismo internacional e a implementação de uma estratégia alinhada com os princípios do desenvolvimento sustentável. A convergência entre a Entidade Regional de Turismo e a ARPTA é apontada como um dos pilares para garantir maior eficácia e capacidade de resposta.

O programa apresentado prevê a criação de clubes de produto, o reforço da equipa técnica, a aposta em ferramentas de marketing digital e o lançamento de campanhas promocionais em mercados como o Brasil, os Estados Unidos da América e Espanha. Está igualmente prevista a captação de eventos internacionais e produções audiovisuais.

A nova Direção pretende ainda promover maior autonomia financeira da agência, aproximar-se dos associados e adaptar a estrutura às exigências de um mercado turístico em constante evolução.

Mais notícias

Ministra destaca evolução no acesso às praias de Grândola e pede intervenção na Galé-Fontaínhas

A ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, destacou a evolução dos...

Um antigo moinho no Alentejo transformou-se num hotel sustentável e acaba de receber uma certificação internacional

Há cada vez mais hotéis a apostar na sustentabilidade, mas poucos conseguem fazê-lo preservando...

Quatro dias de feira para mostrar “multiplicidade” do concelho de Odemira

A pecuária, a agricultura e o turismo vão estar em destaque na 34.ª edição...

Fortaleza de Juromenha recebe noite de observação de estrelas a 24 de julho

A Fortaleza de Juromenha, no concelho de Alandroal, vai receber uma sessão de observação...

Castelo de Noudar recebe noite de vinhos, gastronomia e observação do céu em Barrancos

O Castelo de Noudar, no concelho de Barrancos, recebe, no dia 18 de julho,...

Alentejo promove Évora 2027, vinhos e gastronomia em Nova Iorque

A Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA) vai promover o destino em...

Turismo no Alentejo cresce acima da média nacional e regista uma das maiores subidas de dormidas em Portugal em 2025

O Alentejo foi uma das regiões do país que mais cresceu em número de...

Quinta da Asneira, em Montemor-o-Novo, integra rede Small Portuguese Hotels

A Quinta da Asneira, localizada em Montemor-o-Novo, passou a integrar a rede Small Portuguese...

Audiovisual ajuda a promover o Alentejo: José Manuel Santos destaca impacto de «Millennial Mal» na projeção da região

A apresentação da série luso-espanhola «Millennial Mal», realizada esta quarta-feira em Évora, serviu também...