Jogos do Alto Alentejo esperam receber mais de 4.000 participantes

Mais de quatro mil pessoas oriundas de 14 dos 15 concelhos do distrito de Portalegre vão participar na edição deste ano dos Jogos do Alto Alentejano (JAA), foi hoje divulgado.

O evento, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), tem a sessão de abertura agendada para sábado, a partir das 15:00, no Convento de Nossa Senhora da Luz, em Arronches.

Em declarações à agência Lusa, Duarte Claudino da CIMAA indicou que a organização espera acolher a participação de “4.000 a 4.500 pessoas” na edição deste ano, que vai decorrer na maioria dos municípios que compõem o distrito de Portalegre, até junho.

“O objetivo destes jogos passa pela promoção da atividade física, sensibilização das pessoas para um estilo de vida saudável, a promoção da coesão territorial e a divulgação de produtos endógenos de cada local, através da socialização e do contacto das diferentes pessoas de diferentes municípios”, explicou.

A XXII Edição do Jogos do Alto Alentejo engloba cerca de três dezenas de modalidades desportivas, entre as quais o padel, natação, futsal, pesca desportiva, hidroginástica, cicloturismo ou a canoagem.

“Os jogos englobam pessoas de todas as idades, inclusive pessoas que pertencem a instituições, portadoras de deficiência”, disse.

Duarte Claudino disse ainda que a edição deste ano conta com a participação de pessoas oriundas de 14 dos 15 concelhos do distrito de Portalegre, à exceção do concelho de Monforte.

“Estamos à espera de subir um bocadinho [o número de participantes], o ano passado chegámos às 4.000, este ano contamos passar essa imagem, até às 4.500, não temos muito mais margem para progredir em termos de participação”, sublinhou.

De acordo com o dirigente da CIMAA, a cerimónia de encerramento dos JAA irá realizar-se “no final de junho” em Portalegre, estando a organização “ainda a agilizar o dia”.

Veja também:

Baja Portalegre 500 reúne 314 inscritos, incluindo 56 jovens na Mini Baja

A 40.ª edição da bp Ultimate Baja Portalegre 500 conta com 314 inscritos nas...

Alqueva recebe última etapa do Circuito de Vela em Águas Interiores

A Estação Náutica de Moura-Alqueva vai receber, nos dias 17 e 18 de outubro,...

Atleta eborense regressa ao pódio nacional de FootGolf na categoria +55

Pedro Brito, atleta eborense que representa o Grupo União Sport, conquistou o terceiro lugar...

Seis anos depois, São Romão (Vila Viçosa) volta a vestir de verde e branco (c/fotos)

O Sporting Clube de São Romão, equipa da aldeia do concelho de Vila Viçosa,...

Diogo Basílio, do Eléctrico de Ponte de Sor, convocado para o apuramento do Mundial 2028

Diogo Basílio, guarda-redes do Eléctrico Futebol Clube de Ponte de Sor, foi convocado por...

Passeio TT entre Mafra e Reguengos de Monsaraz começa hoje e vai apoiar três IPSS

O 9.º Passeio TT Mafra/Reguengos de Monsaraz começa esta sexta-feira, 25 de setembro, em...

Estremoz recebe Taça Ibérica de Voleibol para “divulgar a modalidade e captar novos praticantes” (c/fotos)

Estremoz recebe, este fim de semana, a Taça Ibérica Feminina de Voleibol, competição que...

Rampa Monumental de Évora leva ciclistas até ao Templo Romano a 26 de setembro

A Rampa Monumental de Évora 2026 vai realizar-se no dia 26 de setembro, num...

Grândola: Praia do Pego recebe duas aulas gratuitas de surf a 27 de setembro

A Praia do Pego, no concelho de Grândola, vai receber duas aulas gratuitas de...