João Portugal Ramos lançou “Quinta da Viçosa 2019”

Vinho Quinta Viçosa

Desde 2001 que em anos que considera extraordinários, o enólogo João Portugal Ramos lança o vinho Quinta da Viçosa. Um blend de duas castas – uma autóctone e uma internacional – que procura oferecer um vinho diferente, estruturado e ao mesmo tempo elegante, resultado puro da terra que lhe dá origem.

A Quinta da Viçosa é uma das maiores vinhas do Grupo João Portugal Ramos, localizada perto de Estremoz numa extensão de cerca de 36 hectares de vinha em produção biológica. Nesta mesma vinha, o enólogo decidiu plantar diferentes castas, nacionais e estrangeiras para que, a cada ano, se pudessem observar os diferentes comportamentos de cada parcela.

As uvas que dão origem ao Quinta da Viçosa são vindimadas à mão para pequenas caixas, de forma a preservar a qualidade da fruta, sendo desengaçadas e selecionadas manualmente de forma muito criteriosa na mesa de escolha. Após o esmagamento, são pisadas em lagares de mármore com a tradicional pisa a pé. O envelhecimento é feito em meias pipas novas de carvalho francês e americano durante um período de 12 meses.

Para a edição 2019 foram escolhidas as castas Syrah e Trincadeira. O vinho apresenta uma muito boa concentração aromática, com notas de frutos vermelhos e especiarias provenientes da casta Syrah, que se combinam com aromas de bosque e cogumelos típicos da casta Trincadeira.

Os taninos encontram-se bem presentes e de forma extremamente elegante, com um longo e distinto final. O Quinta da Viçosa 2019 está à venda em garrafeiras especializadas de Norte a Sul do País.