InícioAlentejoBaixo AlentejoJoão Pedro Alexandre é...

João Pedro Alexandre é candidato do PS à Junta de Freguesia de Ferreira do Alentejo

O engenheiro informático João Pedro Alexandre vai ser o candidato do PS à Junta de Freguesia de Ferreira do Alentejo, no distrito de Beja, nas eleições intercalares desta autarquia, revelou o próprio.

Em declarações à agência Lusa, o candidato explicou hoje que a sua candidatura resulta do facto de ser “uma pessoa da terra”, conhecido por estar “muito ligado ao associativismo local”.

João Pedro Alexandre assumiu também que se candidata à junta por acreditar que dará “uma contribuição válida para o desenvolvimento e bem-estar das pessoas da freguesia”.

“Sou uma pessoa da terra, sempre vivi cá, sempre estudei pela zona, tenho cá a minha família e sou uma pessoa conhecida da sociedade por ajudar [e] estar envolvido nas coisas”, resumiu.

Por isso, “quando o convite foi feito [para encabeçar a lista do PS à freguesia] não o aceitei de ânimo leve, porque vi e acompanhei o desenrolar de toda a situação das duas forças [políticas], de não conseguirem arranjar um ponto de equilíbrio e constituírem a junta de freguesia”, acrescentou.

Questionado quanto aos eixos estratégicos da sua candidatura, o engenheiro informático, de 47 anos, admitiu que, devido à situação, precisa “de pensar e analisar uma estratégia de desenvolvimento e de apoio para a freguesia”, mas, de momento, não tem ainda “nada definido”, nem “uma lista composta”.

João Pedro Alexandre realçou igualmente ser “uma pessoa de consensos”, que “não entra em presídios e guerrilhas” e que se candidata sem “populismos ou atos partidários”, tendo sim como “foco a terra e as pessoas que nela residem”.

“Acho que as pessoas devem vir em primeiro lugar, independentemente do partido A, B, C ou D”, aludiu. 

João Pedro Alexandre substitui Albano Fialho, anterior candidato socialista à freguesia, desconhecendo-se, por enquanto, os nomes que representarão a CDU e o Chega nestas eleições intercalares à Junta de Ferreira do Alentejo. 

A decisão de avançar para novas eleições nesta junta de freguesia deve-se à renúncia da presidente eleita nas eleições autárquicas de outubro de 2025, Sandra Albino (CDU), e dos candidatos da sua lista à assembleia de freguesia, alegando instabilidade política

“Os eleitos do PS [quatro], aliados ao único eleito do Chega, optaram por bloquear sistematicamente todas as propostas apresentadas [pela CDU], inviabilizando qualquer solução governativa”, referiu numa carta aberta à população, divulgada no dia 06 deste mês.

Na altura, em comunicado, a Comissão Política Concelhia de Ferreira do Alentejo do PS argumentou que, “já desde novembro de 2025”, havia apontado à realização de eleições intercalares para a freguesia “como solução para o impasse, teimosamente, causado pela CDU”, algo que os seus eleitos “só por si, não podiam provocar face ao sistema legal”.

Segundo os socialistas, a presidente eleita dominou política e partidariamente a junta e impediu “a assembleia de freguesia de aprovar um elenco do executivo viável”.

Nas autárquicas de 2025, a CDU alcançou 991 votos (quatro mandatos), o PS ficou em segundo lugar com 961 votos (quatro mandatos) e o Chega em terceiro com 236 votos (um mandato).

De acordo com a Lei Eleitoral dos Órgãos das Autarquias Locais, as eleições intercalares realizam-se no espaço de 60 dias posteriores à renúncia.

Mais notícias

Moura assinala Feriado Municipal com música, marchas populares e tradições de São João

O concelho de Moura assinala, no dia 24 de junho, o seu Feriado Municipal,...

Ana Paula Amendoeira: «A identidade cultural não deveria nunca ser instrumental»

A historiadora Ana Paula Amendoeira defendeu, em Évora, que o património cultural constitui uma...

Álvaro Beleza defende identidade cultural como fator de desenvolvimento no Alentejo

Álvaro Beleza, presidente da SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social, defendeu...

Concurso de 950 mil euros prevê obras na ER2 e EN2 no distrito de Beja

A Infraestruturas de Portugal lançou um concurso público para a conservação corretiva do pavimento...

Alentejo Central é a única sub-região alentejana acima da média nacional na coesão

As sub-regiões do Alentejo ficaram abaixo da média nacional no Índice Sintético de Desenvolvimento...

Ana Horta candidata-se à presidência das Mulheres Socialistas do Baixo Alentejo

Ana Horta formalizou a candidatura à presidência da Estrutura Federativa das Mulheres Socialistas –...

Baronia D’Alvito regressa para contar a história da primeira Baronia de Portugal. Veja as imagens da abertura

A Baronia D’Alvito regressou esta sexta-feira à vila de Alvito, numa iniciativa que pretende...

Festas de Santo António devem aproximar as pessoas, defende pároco de Reguengos de Monsaraz

As Festas de Santo António devem ser mais do que um momento de celebração...

Marta Prates: «As Festas de Santo António são as festas do povo de Reguengos de Monsaraz»

O arranque das Festas de Santo António 2026, esta quarta-feira, em Reguengos de Monsaraz,...

Mais visto