Domingo, Novembro 27, 2022
Pub

Jardim Público e Parque da Cidade em Beja reabrem após foco de gripe aviária

- Publicidade -
- Publicidade -

O Jardim Público de Beja e o Parque da Cidade reabriram ao público, depois de duas semanas fechados devido à deteção de animais com o vírus da Gripe Aviária de Alta Patogenicidade (GAAP) do subtipo H5N1.

“Às 07:00, tirámos todas as fitas que circundavam o Parque da Cidade e, às 08:00, abrimos os portões do Jardim Público para usufruto público”, revelou o presidente da Câmara de Beja, Paulo Arsénio, em declarações à agência Lusa.

Segundo o autarca alentejano, a reabertura dos dois espaços foi feita depois de cumpridas as indicações da Direção-Geral da Alimentação e Veterinária (DGAV) e que estão “protocoladas para situações semelhantes”.

“Tem havido GAAP em explorações avícolas, mas não tem havido muitas situações em espaço público”, salientou, referindo que as análises feitas aos exemplares falecidos, os gansos no Parque da Cidade e os patos no Jardim Público, permitiram detetar o vírus.

Paulo Arsénio indicou que o município, em colaboração com a DGAV, desenvolveu “os mecanismos de proteção e salvaguarda necessários, nomeadamente capturar e eliminar as aves que estavam em estreito contacto com as infetadas e desinfetar os espaços”.

“Os dois espaços foram desinfetados duas vezes com produtos recomendados pela DGAV e com um espaçamento de uma semana entre cada uma das desinfetações”, assinalou, adiantando que, “passado o efeito da segunda aplicação”, foi possível reabri-los.

De acordo com o presidente da autarquia, estas medidas visam evitar “uma propagação [do vírus] a partir destes dois espaços públicos para outros, nomeadamente de produção de aves”.

O Parque da Cidade foi o primeiro a encerrar ao público, no passado dia 29 de agosto, tendo o Jardim Público sido fechado dois dias depois.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

As mais vistas

Mais notícias

Assembleia Municipal de Marvão aprovou moção de censura ao presidente da câmara

A Assembleia Municipal de Marvão (Portalegre) aprovou, por maioria, uma moção de censura ao presidente da câmara (PSD), na sequência da decisão do Tribunal...

Ministro da Cultura destaca dimensão intergeracional do cante alentejano

O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, destacou hoje em Odemira, no distrito de Beja, a importância da dimensão intergeracional do cante alentejano,...