Já se iniciou vacinação contra a Covid-19 no Litoral Alentejano, com experiência piloto em Grândola

Vacinação litoral alentejano

Iniciou-se hoje, 10 de fevereiro, a vacinação dos primeiros 648 utentes do concelho de Grândola, dentro dos grupos prioritários.

Neste primeiro de três dias, está prevista a vacinação de cerca de 200 utentes com mais de 80 de anos e de utentes com mais de 50 anos com comorbilidades definidas no plano de vacinação.

A vacinação, que decorre até 6ª feira, num esforço conjunto da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA), através da equipa do Centro de Saúde de Grândola, da Câmara Municipal de Grândola, responsável pela montagem, limpeza e segurança do centro de vacinação, das Juntas de Freguesia e das IPSS do concelho, que asseguram o transporte dos utentes sem meios próprios.

O processo de vacinação decorre nos Pavilhões da Feira, numa estrutura montada para este propósito, com 6 gabinetes de vacinação, salas de espera e de recobro.

Ao longo destes três dias vão estar 8 enfermeiros e 1 médico, pessoal auxiliar e administrativo afetos ao Centro de Saúde de Grândola (ULSLA) na aplicação da vacina e o Serviço Municipal de Proteção Civil que coordenará uma equipa de 10 funcionários municipais para apoio nos circuitos dos utentes.

Os primeiros utentes a receberem a primeira dose da vacina contra a COVID, estavam bem dispostos, emocionados e acima de tudo esperançados em que este processo fosse o início do fim da pandemia.