Iúri Leitão volta a vencer e segura liderança da Volta ao Alentejo

Iuri Volta ao Alentejo

O ciclista português Iúri Leitão (Taver-Measindot-Mortágua) voltou hoje a vencer ao ‘sprint’ na Volta ao Alentejo, vencendo na terceira etapa pela segunda vez seguida e mantendo-se como líder da 38.ª edição da prova.

Leitão, especialista na pista, mostrou hoje que continua em boa forma nos ‘sprints’, ao concluir no primeiro lugar a tirada que ligou Alcácer do Sal a Mora em 173,1 quilómetros.

O jovem de 22 anos bateu sobre a meta o espanhol Mikel Aristi (Euskaltel-Euskadi), segundo, e o ‘veterano’ luso Luís Mendonça (Efapel), terceiro, numa chegada ‘empinada’ após uma tirada com apenas uma contagem de montanha, de quarta categoria.

Segundo na primeira tirada e primeiro na segunda, o ciclista da Tavfer-Meansindot-Mortágua manteve a liderança da geral, com Aristi segundo e o também espanhol David González (Caja Rural-Seguros RGA) no terceiro posto.

Sem bonificações, o que distingue os três homens do pódio são os pontos conquistados nas três etapas, e aí Leitão é ‘rei’ de todo o pelotão, acumulando a liderança nessa camisola, enquanto o japonês Masahiro Ishigami (Nippo-Provence) encabeça a montanha.

No sábado, a jornada é dupla: a quarta etapa, de manhã, liga Monforte a Castelo de Vide em 85 quilómetros, com duas subidas categorizadas e uma chegada em alto, e, de tarde, cumprem-se 8,4 curtos quilómetros na cidade a que chegou a tirada anterior.